A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608 |
Resumo: | Resumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning |
id |
IPES_a9a07684d3aa6d145623db0523ff37bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3608 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary SchoolEnsino.Lúdico. Alfabetização. LetramentoAprendizagemResumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360810.14295/idonline.v16i63.3608ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 596-6101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608/5664Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mariana SilvaTeixeira, Verônica Rejane Lima2023-01-04T12:46:24Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3608Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:24ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
title |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
spellingShingle |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School Alves, Mariana Silva Ensino .Lúdico. Alfabetização. Letramento Aprendizagem |
title_short |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
title_full |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
title_fullStr |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
title_full_unstemmed |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
title_sort |
A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School |
author |
Alves, Mariana Silva |
author_facet |
Alves, Mariana Silva Teixeira, Verônica Rejane Lima |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Verônica Rejane Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana Silva Teixeira, Verônica Rejane Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino .Lúdico. Alfabetização. Letramento Aprendizagem |
topic |
Ensino .Lúdico. Alfabetização. Letramento Aprendizagem |
description |
Resumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608 10.14295/idonline.v16i63.3608 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608/5664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 596-610 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945970950144 |