A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Verônica Rejane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608
Resumo: Resumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning 
id IPES_a9a07684d3aa6d145623db0523ff37bb
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3608
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary SchoolEnsino.Lúdico. Alfabetização. LetramentoAprendizagemResumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360810.14295/idonline.v16i63.3608ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 596-6101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608/5664Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mariana SilvaTeixeira, Verônica Rejane Lima2023-01-04T12:46:24Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3608Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:24ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
title A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
spellingShingle A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
Alves, Mariana Silva
Ensino
.Lúdico. Alfabetização. Letramento
Aprendizagem
title_short A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
title_full A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
title_fullStr A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
title_full_unstemmed A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
title_sort A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School
author Alves, Mariana Silva
author_facet Alves, Mariana Silva
Teixeira, Verônica Rejane Lima
author_role author
author2 Teixeira, Verônica Rejane Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Silva
Teixeira, Verônica Rejane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
.Lúdico. Alfabetização. Letramento
Aprendizagem
topic Ensino
.Lúdico. Alfabetização. Letramento
Aprendizagem
description Resumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramentoPalavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608
10.14295/idonline.v16i63.3608
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3608/5664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mariana Silva Alves, Verônica Rejane Lima Teixeira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 596-610
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945970950144