Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Beatriz Moreira Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Lívia Cintia Maia, Barreto, Andrezza Silvano, Silva, Leticia Kelly Costa, Leite, Kauane Matias, Rocha, Letícia Ellen Vieira, Leite, Yago Braga, Costa, Joyce da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724
Resumo: A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado.
id VERACRUZ-0_aeb1a1dc76c7abdd95980a4da8eb4fd4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14724
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience reportEducação em EnfermagemSimulação realísticaFeridasMateriais de EnsinoEnfermagem.A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1472410.34117/bjdv6n8-151Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56275-56280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56275-56280Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56275-562802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724/12187Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino, Beatriz Moreira AlvesFerreira, Lívia Cintia MaiaBarreto, Andrezza SilvanoSilva, Leticia Kelly CostaLeite, Kauane MatiasRocha, Letícia Ellen VieiraLeite, Yago BragaCosta, Joyce da Silva2021-02-18T19:52:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:44.867666Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
title Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
spellingShingle Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
Avelino, Beatriz Moreira Alves
Educação em Enfermagem
Simulação realística
Feridas
Materiais de Ensino
Enfermagem.
title_short Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
title_full Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
title_fullStr Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
title_full_unstemmed Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
title_sort Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
author Avelino, Beatriz Moreira Alves
author_facet Avelino, Beatriz Moreira Alves
Ferreira, Lívia Cintia Maia
Barreto, Andrezza Silvano
Silva, Leticia Kelly Costa
Leite, Kauane Matias
Rocha, Letícia Ellen Vieira
Leite, Yago Braga
Costa, Joyce da Silva
author_role author
author2 Ferreira, Lívia Cintia Maia
Barreto, Andrezza Silvano
Silva, Leticia Kelly Costa
Leite, Kauane Matias
Rocha, Letícia Ellen Vieira
Leite, Yago Braga
Costa, Joyce da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Beatriz Moreira Alves
Ferreira, Lívia Cintia Maia
Barreto, Andrezza Silvano
Silva, Leticia Kelly Costa
Leite, Kauane Matias
Rocha, Letícia Ellen Vieira
Leite, Yago Braga
Costa, Joyce da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Simulação realística
Feridas
Materiais de Ensino
Enfermagem.
topic Educação em Enfermagem
Simulação realística
Feridas
Materiais de Ensino
Enfermagem.
description A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724
10.34117/bjdv6n8-151
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724/12187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56275-56280
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56275-56280
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56275-56280
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645470428299264