Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724 |
Resumo: | A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado. |
id |
VERACRUZ-0_aeb1a1dc76c7abdd95980a4da8eb4fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14724 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience reportEducação em EnfermagemSimulação realísticaFeridasMateriais de EnsinoEnfermagem.A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1472410.34117/bjdv6n8-151Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56275-56280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56275-56280Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56275-562802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724/12187Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino, Beatriz Moreira AlvesFerreira, Lívia Cintia MaiaBarreto, Andrezza SilvanoSilva, Leticia Kelly CostaLeite, Kauane MatiasRocha, Letícia Ellen VieiraLeite, Yago BragaCosta, Joyce da Silva2021-02-18T19:52:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:44.867666Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
title |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
spellingShingle |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report Avelino, Beatriz Moreira Alves Educação em Enfermagem Simulação realística Feridas Materiais de Ensino Enfermagem. |
title_short |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
title_full |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
title_fullStr |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
title_full_unstemmed |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
title_sort |
Aplicação da maquiagem realística no ensino da avaliação de feridas e da realização de curativos: relato de experiência / Application of realistic makeup in teaching wound assessment and dressing: experience report |
author |
Avelino, Beatriz Moreira Alves |
author_facet |
Avelino, Beatriz Moreira Alves Ferreira, Lívia Cintia Maia Barreto, Andrezza Silvano Silva, Leticia Kelly Costa Leite, Kauane Matias Rocha, Letícia Ellen Vieira Leite, Yago Braga Costa, Joyce da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lívia Cintia Maia Barreto, Andrezza Silvano Silva, Leticia Kelly Costa Leite, Kauane Matias Rocha, Letícia Ellen Vieira Leite, Yago Braga Costa, Joyce da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelino, Beatriz Moreira Alves Ferreira, Lívia Cintia Maia Barreto, Andrezza Silvano Silva, Leticia Kelly Costa Leite, Kauane Matias Rocha, Letícia Ellen Vieira Leite, Yago Braga Costa, Joyce da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Simulação realística Feridas Materiais de Ensino Enfermagem. |
topic |
Educação em Enfermagem Simulação realística Feridas Materiais de Ensino Enfermagem. |
description |
A formação do enfermeiro tem sido preocupação dos estudiosos da área ao longo da história da enfermagem brasileira. Historicamente, essa formação tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. Espera-se profissionais capacitados a analisar situações complexas e optar de maneira rápida e refletida por estratégias adequadas. Visto isso, percebe-se a importância da utilização de metodologias ativas de ensino desde a graduação, para que ocorra uma mudança do cenário da formação tradicional do enfermeiro. Nesse contexto, a simulação realística tem sido utilizada como recurso tecnológico no ensino em saúde, uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem baseada em problema, que possibilita ao estudante experiências formativas nas diversas situações clínicas baseadas em fatos reais e em ambiente seguro. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da utilização da maquiagem realística, em uma capacitação sobre feridas para estudantes de graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação na qual alunos de um projeto de extensão vinculado a uma instituição de ensino superior de fortaleza – ceará, utilizaram maquiagem realística como auxílio no processo de aprendizagem na avaliação de feridas e realização de curativos. O uso da metodologia de simulação realística no ensino tem melhor aceitação dos discentes, quando comparado ao método tradicional e pode influenciar positivamente no desempenho das habilidades práticas dos estudantes de enfermagem. Ao analisar o uso em conjunto das duas metodologias, simulação realística com maquiagem cênica, mostrou ser um método inovador e que incentiva para melhorias no processo de ensino-aprendizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724 10.34117/bjdv6n8-151 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14724/12187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56275-56280 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56275-56280 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56275-56280 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645470428299264 |