Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viotto, Camila Maria Buso Weiller
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637
Resumo: O ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. 
id VERACRUZ-0_c70a9d85f00ad335d6a83f8a3114bd78
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2637
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulationEnsino TécnicoSimulação RealísticaEnfermagemO ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/263710.34117/bjdv5n7-231Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10962-10969Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10962-10969Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10962-109692525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637/2647Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessViotto, Camila Maria Buso Weiller2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:55.091960Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
title Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
spellingShingle Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
Viotto, Camila Maria Buso Weiller
Ensino Técnico
Simulação Realística
Enfermagem
title_short Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
title_full Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
title_fullStr Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
title_full_unstemmed Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
title_sort Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
author Viotto, Camila Maria Buso Weiller
author_facet Viotto, Camila Maria Buso Weiller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viotto, Camila Maria Buso Weiller
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnico
Simulação Realística
Enfermagem
topic Ensino Técnico
Simulação Realística
Enfermagem
description O ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637
10.34117/bjdv5n7-231
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637/2647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10962-10969
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10962-10969
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10962-10969
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645421062389760