Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637 |
Resumo: | O ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_c70a9d85f00ad335d6a83f8a3114bd78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2637 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulationEnsino TécnicoSimulação RealísticaEnfermagemO ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/263710.34117/bjdv5n7-231Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10962-10969Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10962-10969Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10962-109692525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637/2647Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessViotto, Camila Maria Buso Weiller2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:55.091960Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
title |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
spellingShingle |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation Viotto, Camila Maria Buso Weiller Ensino Técnico Simulação Realística Enfermagem |
title_short |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
title_full |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
title_fullStr |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
title_full_unstemmed |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
title_sort |
Venha nos conhecer através da simulação realística / Get to know us through realistic simulation |
author |
Viotto, Camila Maria Buso Weiller |
author_facet |
Viotto, Camila Maria Buso Weiller |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viotto, Camila Maria Buso Weiller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnico Simulação Realística Enfermagem |
topic |
Ensino Técnico Simulação Realística Enfermagem |
description |
O ensino técnico oferecido pelas escolas estaduais paulistas do Centro Paula Souza busca diversificar seus métodos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, possibilitando o desenvolvimento e construção de um aprendizado autônomo e ativo de seus alunos. Dentre as diversas práticas pedagógicas realizadas, encontra-se a Simulação Realística. Objetivou-se descrever e relatar a experiência vivenciada pela docente nesta atividade, desenvolvida no curso técnico de enfermagem, enfatizando os resultados positivos ao final deste método, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante realização da metodologia diferenciada de ensino – Simulação Realística no Curso de Enfermagem, da Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales. A prática da simulação realística forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de conceitos e habilidades previamente dominados a serviço de uma nova meta, sendo uma excelente proposta para o aluno interagir em seu processo de construção do conhecimento, resolvendo problemas e desenvolvendo habilidades e competências para a sua formação integral. No mês de outubro, promoveu-se na escola, o evento “Venha nos Conhecer”, para divulgação dos diversos cursos técnicos para instituições de ensino e comunidade. No curso técnico de Enfermagem, vários cenários realísticos e situações foram planejados e elaborados, de acordo com os componentes curriculares do curso, juntamente aos docentes e discentes mimetizando ambientes reais do atendimento de enfermagem. Ao final do evento, os alunos demonstraram satisfação e contentamento, alegando que esta metodologia, além de estimular a criatividade, relações humanas, consolida os conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, sua formação profissional. Também, proporcionou diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem, de maneira que as formas de aprender não ficam engessadas, com a possibilidade de erros, uma vez elaborada em um cenário realístico; permitindo várias tentativas para o aprimoramento da técnica correta, despertando autonomia para tomada de decisão, o senso crítico e sistematizando suas operações mentais. Constatou-se que a prática de simulação realística é uma estratégia eficaz, possibilitando a construção do agir, ser, saber e fazer enfermagem pelos alunos, tornando-os atores do próprio conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637 10.34117/bjdv5n7-231 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2637/2647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10962-10969 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10962-10969 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10962-10969 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645421062389760 |