A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acrani, Simone
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Roosevelt Antonio Benze, Scarambone, Bianca Meneghetti, Nicula, Beatriz Sales, Melo, Kamila de, Lopes, Lane Astum, Nogueira, Marcella Barbosa Rocha, Fernandes, Raissa Dalila, Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984
Resumo: As características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos.  O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas.
id VERACRUZ-0_afe78f8db4c7dbf502d95941482cdc46
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6984
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning processMetodologias AtivasKolbAprendizagemEnsino FundamentalAs características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos.  O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/698410.34117/bjdv6n2-191Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7882-7893Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7882-7893Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7882-78932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984/6132Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcrani, SimoneJunior, Roosevelt Antonio BenzeScarambone, Bianca MeneghettiNicula, Beatriz SalesMelo, Kamila deLopes, Lane AstumNogueira, Marcella Barbosa RochaFernandes, Raissa DalilaSantos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos2020-03-18T16:24:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6984Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:08.941075Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
title A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
spellingShingle A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
Acrani, Simone
Metodologias Ativas
Kolb
Aprendizagem
Ensino Fundamental
title_short A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
title_full A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
title_fullStr A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
title_full_unstemmed A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
title_sort A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
author Acrani, Simone
author_facet Acrani, Simone
Junior, Roosevelt Antonio Benze
Scarambone, Bianca Meneghetti
Nicula, Beatriz Sales
Melo, Kamila de
Lopes, Lane Astum
Nogueira, Marcella Barbosa Rocha
Fernandes, Raissa Dalila
Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos
author_role author
author2 Junior, Roosevelt Antonio Benze
Scarambone, Bianca Meneghetti
Nicula, Beatriz Sales
Melo, Kamila de
Lopes, Lane Astum
Nogueira, Marcella Barbosa Rocha
Fernandes, Raissa Dalila
Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acrani, Simone
Junior, Roosevelt Antonio Benze
Scarambone, Bianca Meneghetti
Nicula, Beatriz Sales
Melo, Kamila de
Lopes, Lane Astum
Nogueira, Marcella Barbosa Rocha
Fernandes, Raissa Dalila
Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Kolb
Aprendizagem
Ensino Fundamental
topic Metodologias Ativas
Kolb
Aprendizagem
Ensino Fundamental
description As características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos.  O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984
10.34117/bjdv6n2-191
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984/6132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7882-7893
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7882-7893
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7882-7893
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645440365625344