A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984 |
Resumo: | As características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos. O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas. |
id |
VERACRUZ-0_afe78f8db4c7dbf502d95941482cdc46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6984 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning processMetodologias AtivasKolbAprendizagemEnsino FundamentalAs características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos. O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/698410.34117/bjdv6n2-191Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7882-7893Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7882-7893Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7882-78932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984/6132Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcrani, SimoneJunior, Roosevelt Antonio BenzeScarambone, Bianca MeneghettiNicula, Beatriz SalesMelo, Kamila deLopes, Lane AstumNogueira, Marcella Barbosa RochaFernandes, Raissa DalilaSantos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos2020-03-18T16:24:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6984Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:08.941075Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
title |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
spellingShingle |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process Acrani, Simone Metodologias Ativas Kolb Aprendizagem Ensino Fundamental |
title_short |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
title_full |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
title_fullStr |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
title_full_unstemmed |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
title_sort |
A utilização do inventário de kolb como estratégia de diagnóstico e planejamento de metodologias ativaspara otimizar o processo de ensino aprendizagem/ The use of the kolb inventory as a diagnostic strategy and planning of active methodologies to optimize the teaching learning process |
author |
Acrani, Simone |
author_facet |
Acrani, Simone Junior, Roosevelt Antonio Benze Scarambone, Bianca Meneghetti Nicula, Beatriz Sales Melo, Kamila de Lopes, Lane Astum Nogueira, Marcella Barbosa Rocha Fernandes, Raissa Dalila Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Roosevelt Antonio Benze Scarambone, Bianca Meneghetti Nicula, Beatriz Sales Melo, Kamila de Lopes, Lane Astum Nogueira, Marcella Barbosa Rocha Fernandes, Raissa Dalila Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acrani, Simone Junior, Roosevelt Antonio Benze Scarambone, Bianca Meneghetti Nicula, Beatriz Sales Melo, Kamila de Lopes, Lane Astum Nogueira, Marcella Barbosa Rocha Fernandes, Raissa Dalila Santos, Paula Pereira Baptista Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Kolb Aprendizagem Ensino Fundamental |
topic |
Metodologias Ativas Kolb Aprendizagem Ensino Fundamental |
description |
As características inerentes ao educando, o espaço didático construídoe as condições de aprendizagem devem ser constantemente observados para a frequente adequação e melhora dos processos cognitivos. O presente trabalho utilizou a aplicação do teste de Kolb e entrevista, como estratégia de entendimento para a pergunta: como meu aluno melhor aprende? Em nossos resultados observamos que a maior parte de nossos alunos relaciona oêxito no processo de aprendizagem com aplicações práticas. Isso contrasta com a metodologia que mais frequentemente é utilizada, ou seja, a centrada no professor. Os dados apresentados serviram para a elaboração e aplicação de metodologias ativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984 10.34117/bjdv6n2-191 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984/6132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7882-7893 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7882-7893 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7882-7893 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645440365625344 |