Cuscús, suor e céu rasgado – sensualidade e imaginação: A cosmovisão carnavalesca na poesia popular de Zé da Luz / Cuscus, sweat and torn sky - sensuality and imagination: Carnival cosmovision in the popular poetry of Zé da Luz
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10877 |
Resumo: | No plano artístico, a obra carnavalizada tomada em sua essência é instrumento transformador e renovador da realidade oficial. Estudiosos como Bakhtin, discorrem sobre a carnavalização na obra de arte, especialmente na literatura, no nosso caso a poesia matuta de Zé da Luz. Nosso objetivo é mostrar na poética do poeta paraibano as principais características da carnavalização como a ambivalência e a universalidade, pois na perspectiva carnavalesca, sua poesia nos releva elementos que num só momento degenera e regenera o comportamento da raça humana. Assim, há elementos específicos que caracterizam sua poética como carnavalizada, porque o eu poético muitas vezes nos revela a inversão da ordem com sua multiplicidade de sentidos, uso de elementos subversivos, o destronamento e regeneração do que é oficial. A poesia carnavalizada de Zé da Luz é ousada na medida em que nos remete ao sensual, quebrando as regras do comportamento estético da poética convencional. |
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Cuscús, suor e céu rasgado – sensualidade e imaginação: A cosmovisão carnavalesca na poesia popular de Zé da Luz / Cuscus, sweat and torn sky - sensuality and imagination: Carnival cosmovision in the popular poetry of Zé da LuzZé da LuzLiteratura PopularPoesia MatutaCarnavalização.No plano artístico, a obra carnavalizada tomada em sua essência é instrumento transformador e renovador da realidade oficial. Estudiosos como Bakhtin, discorrem sobre a carnavalização na obra de arte, especialmente na literatura, no nosso caso a poesia matuta de Zé da Luz. Nosso objetivo é mostrar na poética do poeta paraibano as principais características da carnavalização como a ambivalência e a universalidade, pois na perspectiva carnavalesca, sua poesia nos releva elementos que num só momento degenera e regenera o comportamento da raça humana. Assim, há elementos específicos que caracterizam sua poética como carnavalizada, porque o eu poético muitas vezes nos revela a inversão da ordem com sua multiplicidade de sentidos, uso de elementos subversivos, o destronamento e regeneração do que é oficial. A poesia carnavalizada de Zé da Luz é ousada na medida em que nos remete ao sensual, quebrando as regras do comportamento estético da poética convencional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1087710.34117/bjdv6n5-641Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32698-32714Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32698-32714Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32698-327142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10877/9093Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Silvânia Santos deSilva, Graciela Ferreira DaSousa, Nagraely Dos PrazeresTomas, Nataely Prazeres SousaSilva, Josivaldo Custódio da2020-06-09T13:25:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10877Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:56.510765Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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