A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n3-190 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58348 |
Resumo: | Atualmente a temática sobre a ressignificação do espaço escolar, vem brotando da necessidade de promover uma escola de qualidade para todos, tendo os direitos humanos como referencial teórico e condutor de práticas para a promoção da dignidade humana. Portanto, reconhecer a educação de educandos surdos e suas necessidades educacionais especiais e legitimando o seu reconhecimento cultural para remodelar a escola, é caminhar para a promoção de sua dignidade humana e o empoderamento como sujeitos de direitos. Este estudo visa articular os direitos humanos com o direito à educação de surdos. Com uma breve abordagem sobre a história dos Direitos Humanos com Lynn Hunt (2009), relacionadas com as contribuições de Bourdieu (1989), o qual esclarece a reprodução do sistema dominante através do poder simbólico exercido, inconscientemente, pela instituição escolar e uma discussão sobre a concepção atual sobre surdo e deficiência auditiva com Lopes (2012). Utiliza-se como procedimento de estudo a revisão teórica com estes autores, que vêm colaborando para discussão do direitos humanos e a atual luta pelo reconhecimento de educação de surdo que atenda a necessidade deste grupo de minoria, o qual vem sendo negada por uma escola reprodutora da classe dominante. Os achados evidenciam a necessidade de dialogar sobre a escola inclusiva mais adequada para o fomento da autonomia e aprendizagem deste educando surdo. Mostra que no Brasil, especificamente, no Distrito Federal, a quantidade de surdos é relevante. Identifica que os educandos surdos não conseguem dominar os mesmos códigos culturais que a escola inclusiva valoriza. O aprendizado, assim para eles se torna muito mais difícil. Bourdieu (1989) entende que, assim, a escola marginaliza os estudantes mais excluídos e mais vulneráveis das classes populares ou de grupos de minoria, neste caso, os educandos surdos, enquanto privilegia os das classes mais abastada de capital cultural. Confrontando os resultados encontrados com as contribuições teóricas destes autores no estudo, verifica-se que, para os surdos tornarem-se sujeitos de direito passa pela valorização da língua brasileira de sinais- Libras e uma ressignificação da escola, para que seja realmente bilíngue onde a construção do pensamento, de sua identidade, do seu desenvolvimento e participação social promovam o avanço do seu capital cultural, pois o que está em jogo é o poder do conhecimento, o direito à educação para emancipação destes educandos surdos. |
id |
VERACRUZ-0_b1459cecec2188f14ad5eba25b6e4aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58348 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdodireitos humanosdireito à educaçãoeducando surdodeficiência auditivaeducação superiorAtualmente a temática sobre a ressignificação do espaço escolar, vem brotando da necessidade de promover uma escola de qualidade para todos, tendo os direitos humanos como referencial teórico e condutor de práticas para a promoção da dignidade humana. Portanto, reconhecer a educação de educandos surdos e suas necessidades educacionais especiais e legitimando o seu reconhecimento cultural para remodelar a escola, é caminhar para a promoção de sua dignidade humana e o empoderamento como sujeitos de direitos. Este estudo visa articular os direitos humanos com o direito à educação de surdos. Com uma breve abordagem sobre a história dos Direitos Humanos com Lynn Hunt (2009), relacionadas com as contribuições de Bourdieu (1989), o qual esclarece a reprodução do sistema dominante através do poder simbólico exercido, inconscientemente, pela instituição escolar e uma discussão sobre a concepção atual sobre surdo e deficiência auditiva com Lopes (2012). Utiliza-se como procedimento de estudo a revisão teórica com estes autores, que vêm colaborando para discussão do direitos humanos e a atual luta pelo reconhecimento de educação de surdo que atenda a necessidade deste grupo de minoria, o qual vem sendo negada por uma escola reprodutora da classe dominante. Os achados evidenciam a necessidade de dialogar sobre a escola inclusiva mais adequada para o fomento da autonomia e aprendizagem deste educando surdo. Mostra que no Brasil, especificamente, no Distrito Federal, a quantidade de surdos é relevante. Identifica que os educandos surdos não conseguem dominar os mesmos códigos culturais que a escola inclusiva valoriza. O aprendizado, assim para eles se torna muito mais difícil. Bourdieu (1989) entende que, assim, a escola marginaliza os estudantes mais excluídos e mais vulneráveis das classes populares ou de grupos de minoria, neste caso, os educandos surdos, enquanto privilegia os das classes mais abastada de capital cultural. Confrontando os resultados encontrados com as contribuições teóricas destes autores no estudo, verifica-se que, para os surdos tornarem-se sujeitos de direito passa pela valorização da língua brasileira de sinais- Libras e uma ressignificação da escola, para que seja realmente bilíngue onde a construção do pensamento, de sua identidade, do seu desenvolvimento e participação social promovam o avanço do seu capital cultural, pois o que está em jogo é o poder do conhecimento, o direito à educação para emancipação destes educandos surdos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5834810.34117/bjdv9n3-190Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 11861-11869Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 11861-11869Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 11861-118692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58348/42510Silva, Simone Aparecida dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T14:23:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58348Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:34.605073Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
title |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
spellingShingle |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo Silva, Simone Aparecida dos Santos direitos humanos direito à educação educando surdo deficiência auditiva educação superior Silva, Simone Aparecida dos Santos direitos humanos direito à educação educando surdo deficiência auditiva educação superior |
title_short |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
title_full |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
title_fullStr |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
title_full_unstemmed |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
title_sort |
A reprodução de sistema educacional dominante na educação de surdo |
author |
Silva, Simone Aparecida dos Santos |
author_facet |
Silva, Simone Aparecida dos Santos Silva, Simone Aparecida dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Aparecida dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direitos humanos direito à educação educando surdo deficiência auditiva educação superior |
topic |
direitos humanos direito à educação educando surdo deficiência auditiva educação superior |
description |
Atualmente a temática sobre a ressignificação do espaço escolar, vem brotando da necessidade de promover uma escola de qualidade para todos, tendo os direitos humanos como referencial teórico e condutor de práticas para a promoção da dignidade humana. Portanto, reconhecer a educação de educandos surdos e suas necessidades educacionais especiais e legitimando o seu reconhecimento cultural para remodelar a escola, é caminhar para a promoção de sua dignidade humana e o empoderamento como sujeitos de direitos. Este estudo visa articular os direitos humanos com o direito à educação de surdos. Com uma breve abordagem sobre a história dos Direitos Humanos com Lynn Hunt (2009), relacionadas com as contribuições de Bourdieu (1989), o qual esclarece a reprodução do sistema dominante através do poder simbólico exercido, inconscientemente, pela instituição escolar e uma discussão sobre a concepção atual sobre surdo e deficiência auditiva com Lopes (2012). Utiliza-se como procedimento de estudo a revisão teórica com estes autores, que vêm colaborando para discussão do direitos humanos e a atual luta pelo reconhecimento de educação de surdo que atenda a necessidade deste grupo de minoria, o qual vem sendo negada por uma escola reprodutora da classe dominante. Os achados evidenciam a necessidade de dialogar sobre a escola inclusiva mais adequada para o fomento da autonomia e aprendizagem deste educando surdo. Mostra que no Brasil, especificamente, no Distrito Federal, a quantidade de surdos é relevante. Identifica que os educandos surdos não conseguem dominar os mesmos códigos culturais que a escola inclusiva valoriza. O aprendizado, assim para eles se torna muito mais difícil. Bourdieu (1989) entende que, assim, a escola marginaliza os estudantes mais excluídos e mais vulneráveis das classes populares ou de grupos de minoria, neste caso, os educandos surdos, enquanto privilegia os das classes mais abastada de capital cultural. Confrontando os resultados encontrados com as contribuições teóricas destes autores no estudo, verifica-se que, para os surdos tornarem-se sujeitos de direito passa pela valorização da língua brasileira de sinais- Libras e uma ressignificação da escola, para que seja realmente bilíngue onde a construção do pensamento, de sua identidade, do seu desenvolvimento e participação social promovam o avanço do seu capital cultural, pois o que está em jogo é o poder do conhecimento, o direito à educação para emancipação destes educandos surdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58348 10.34117/bjdv9n3-190 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58348 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n3-190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58348/42510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 11861-11869 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 11861-11869 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 11861-11869 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711650611200 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n3-190 |