Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltas, Fernanda Quatorze
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Pedro de Souza, Silva, Sandra Maria Glória da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301
Resumo: A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador.
id VERACRUZ-0_b16102231734ca64161804da5f62cd09
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/301
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professoresDiversity of subjects in the “EJA” (Young and Adult Education): implications in the preparation of teaching material and teacher trainingDiversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores.Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training.A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador.Based on the issue of diversity of subjects of Youth and Adult Education (EJA), we aim to discuss some of the main characteristics of this public today. Through the brief analysis of a textbook provided to schools by the Ministry of Education, we discuss the (non-)observance of diversity in the preparation of teaching materials. Since this material has a standardizing proposal, it shows the need for formativeprocesses capable of assisting teachers in their educational practices, including the diversity problem and many others specifically related to the EJA. Finally, it defends the potential of the Freirean paradigm of permanent education to build a critical emancipatory teacher training.Vera CruzVoltas, Fernanda QuatorzeSantos, Pedro de SouzaSilva, Sandra Maria Glória da2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30110.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301Veras; v. 7, n. 2 (2017); 203-2322236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
Diversity of subjects in the “EJA” (Young and Adult Education): implications in the preparation of teaching material and teacher training
title Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
spellingShingle Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
Voltas, Fernanda Quatorze
Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores.
Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training.
title_short Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
title_full Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
title_fullStr Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
title_full_unstemmed Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
title_sort Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
author Voltas, Fernanda Quatorze
author_facet Voltas, Fernanda Quatorze
Santos, Pedro de Souza
Silva, Sandra Maria Glória da
author_role author
author2 Santos, Pedro de Souza
Silva, Sandra Maria Glória da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Voltas, Fernanda Quatorze
Santos, Pedro de Souza
Silva, Sandra Maria Glória da
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores.
Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training.
topic Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores.
Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training.
description A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 7, n. 2 (2017); 203-232
2236-5729
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791793934336