Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301 |
Resumo: | A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador. |
id |
VERACRUZ-0_b16102231734ca64161804da5f62cd09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/301 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professoresDiversity of subjects in the “EJA” (Young and Adult Education): implications in the preparation of teaching material and teacher trainingDiversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores.Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training.A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador.Based on the issue of diversity of subjects of Youth and Adult Education (EJA), we aim to discuss some of the main characteristics of this public today. Through the brief analysis of a textbook provided to schools by the Ministry of Education, we discuss the (non-)observance of diversity in the preparation of teaching materials. Since this material has a standardizing proposal, it shows the need for formativeprocesses capable of assisting teachers in their educational practices, including the diversity problem and many others specifically related to the EJA. Finally, it defends the potential of the Freirean paradigm of permanent education to build a critical emancipatory teacher training.Vera CruzVoltas, Fernanda QuatorzeSantos, Pedro de SouzaSilva, Sandra Maria Glória da2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30110.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301Veras; v. 7, n. 2 (2017); 203-2322236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores Diversity of subjects in the “EJA” (Young and Adult Education): implications in the preparation of teaching material and teacher training |
title |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
spellingShingle |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores Voltas, Fernanda Quatorze Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores. Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training. |
title_short |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
title_full |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
title_fullStr |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
title_sort |
Diversidade de sujeitos na EJA: implicações na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores |
author |
Voltas, Fernanda Quatorze |
author_facet |
Voltas, Fernanda Quatorze Santos, Pedro de Souza Silva, Sandra Maria Glória da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pedro de Souza Silva, Sandra Maria Glória da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voltas, Fernanda Quatorze Santos, Pedro de Souza Silva, Sandra Maria Glória da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores. Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training. |
topic |
Diversidade na EJA; Materiais didáticos; Formação de professores. Diversity in EJA; Teaching materials; Teacher training. |
description |
A partir da questão da diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o texto busca debater algumas das principais características desse público na atualidade. Por meio da análise sucinta de um livro didático, disponibilizado às escolas pelo Ministério da Educação, discute a (in) observância da diversidade na elaboração de materiais didáticos. Diante da constatação de que esse material temuma proposta uniformizante, aponta para a necessidade de processos formativos capazes de auxiliar os professores em sua práticas educativas, abarcando a problemática da diversidade e, também, tantas outras específicas da EJA. Por fim, defende a potencialidade do paradigma da formação permanente freireana para a construção de um trabalho de formação docente crítico-emancipador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/301/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 7, n. 2 (2017); 203-232 2236-5729 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791793934336 |