Imagens e fantasia na publicidade infantil / Images and fantasy in children's advertising
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33565 |
Resumo: | O presente trabalho possui como principal objetivo refletir acerca da apropriação das imagens e do simbolismo imaginário pela publicidade infantil, que em movimento recursivo alimenta o universo lúdico das crianças e, ao mesmo tempo, estimula o consumo. Tomaremos como norte teórico/metodológico os pressupostos teóricos desenvolvidos por Gilbert Durand e Edgar Morin para refletir sobre os elementos do imaginário utilizados pela publicidade para chamar a atenção e despertar desejos de consumo na criança. A publicidade propõe uma combinação entre o imaginário e os bens de consumo. Por um lado, alimenta-se através do imaginário os desejos, a esperança e as utopias infantis, e por outro lado, apresenta-se os produtos e serviços como meios concretos de realização desses sonhos e desejos. Tal fato revela a importância de um estudo que investigue como ocorre esse processo, como a publicidade através do imaginário consegue ao mesmo tempo atender aos desejos e anseios mais intrínsecos do ser humano e estimular o consumo. |
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Imagens e fantasia na publicidade infantil / Images and fantasy in children's advertisingPublicidadeImaginárioInfância.O presente trabalho possui como principal objetivo refletir acerca da apropriação das imagens e do simbolismo imaginário pela publicidade infantil, que em movimento recursivo alimenta o universo lúdico das crianças e, ao mesmo tempo, estimula o consumo. Tomaremos como norte teórico/metodológico os pressupostos teóricos desenvolvidos por Gilbert Durand e Edgar Morin para refletir sobre os elementos do imaginário utilizados pela publicidade para chamar a atenção e despertar desejos de consumo na criança. A publicidade propõe uma combinação entre o imaginário e os bens de consumo. Por um lado, alimenta-se através do imaginário os desejos, a esperança e as utopias infantis, e por outro lado, apresenta-se os produtos e serviços como meios concretos de realização desses sonhos e desejos. Tal fato revela a importância de um estudo que investigue como ocorre esse processo, como a publicidade através do imaginário consegue ao mesmo tempo atender aos desejos e anseios mais intrínsecos do ser humano e estimular o consumo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3356510.34117/bjdv7n7-599Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74965-74972Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74965-74972Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74965-749722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33565/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paiva, Maria SoberanaSouza, Karlla Christine Araújo2021-09-14T13:00:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33565Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:39.273678Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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O presente trabalho possui como principal objetivo refletir acerca da apropriação das imagens e do simbolismo imaginário pela publicidade infantil, que em movimento recursivo alimenta o universo lúdico das crianças e, ao mesmo tempo, estimula o consumo. Tomaremos como norte teórico/metodológico os pressupostos teóricos desenvolvidos por Gilbert Durand e Edgar Morin para refletir sobre os elementos do imaginário utilizados pela publicidade para chamar a atenção e despertar desejos de consumo na criança. A publicidade propõe uma combinação entre o imaginário e os bens de consumo. Por um lado, alimenta-se através do imaginário os desejos, a esperança e as utopias infantis, e por outro lado, apresenta-se os produtos e serviços como meios concretos de realização desses sonhos e desejos. Tal fato revela a importância de um estudo que investigue como ocorre esse processo, como a publicidade através do imaginário consegue ao mesmo tempo atender aos desejos e anseios mais intrínsecos do ser humano e estimular o consumo. |
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