Imagens e fantasia na publicidade infantil / Images and fantasy in children's advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva, Maria Soberana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Karlla Christine Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33565
Resumo: O presente trabalho possui como principal objetivo refletir acerca da apropriação das imagens e do simbolismo imaginário pela publicidade infantil, que em movimento recursivo alimenta o universo lúdico das crianças e, ao mesmo tempo, estimula o consumo. Tomaremos como norte teórico/metodológico os pressupostos teóricos desenvolvidos por Gilbert Durand e Edgar Morin para refletir sobre os elementos do imaginário utilizados pela publicidade para chamar a atenção e despertar desejos de consumo na criança. A publicidade propõe uma combinação entre o imaginário e os bens de consumo. Por um lado, alimenta-se através do imaginário os desejos, a esperança e as utopias infantis, e por outro lado, apresenta-se os produtos e serviços como meios concretos de realização desses sonhos e desejos. Tal fato revela a importância de um estudo que investigue como ocorre esse processo, como a publicidade através do imaginário consegue ao mesmo tempo atender aos desejos e anseios mais intrínsecos do ser humano e estimular o consumo. 
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