Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Pedro Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Ticiana de Sousa, Figueiredo, Aline Santana, de Freitas, Adriana Crispim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717
Resumo: As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos.
id VERACRUZ-0_b27748853f5573406936d2b3f31eb31d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29717
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focusEJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos.As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2971710.34117/bjdv.v7i5.29717Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47999-48018Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47999-48018Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47999-480182525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717/23442Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, João Pedro SantosLima, Ticiana de SousaFigueiredo, Aline Santanade Freitas, Adriana Crispim2022-02-25T21:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:49.331883Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
title Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
spellingShingle Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
Costa, João Pedro Santos
EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos.
title_short Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
title_full Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
title_fullStr Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
title_full_unstemmed Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
title_sort Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
author Costa, João Pedro Santos
author_facet Costa, João Pedro Santos
Lima, Ticiana de Sousa
Figueiredo, Aline Santana
de Freitas, Adriana Crispim
author_role author
author2 Lima, Ticiana de Sousa
Figueiredo, Aline Santana
de Freitas, Adriana Crispim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, João Pedro Santos
Lima, Ticiana de Sousa
Figueiredo, Aline Santana
de Freitas, Adriana Crispim
dc.subject.por.fl_str_mv EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos.
topic EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos.
description As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717
10.34117/bjdv.v7i5.29717
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717/23442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47999-48018
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47999-48018
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47999-48018
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645531277164544