Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717 |
Resumo: | As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos. |
id |
VERACRUZ-0_b27748853f5573406936d2b3f31eb31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29717 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focusEJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos.As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2971710.34117/bjdv.v7i5.29717Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47999-48018Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47999-48018Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47999-480182525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717/23442Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, João Pedro SantosLima, Ticiana de SousaFigueiredo, Aline Santanade Freitas, Adriana Crispim2022-02-25T21:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:49.331883Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
title |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
spellingShingle |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus Costa, João Pedro Santos EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos. |
title_short |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
title_full |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
title_fullStr |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
title_full_unstemmed |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
title_sort |
Consumo de informações por estudantes de uma escola de educação de jovens e adultos: a internet como foco / Consumption of information by students of a school of youth and adult education: the internet as a focus |
author |
Costa, João Pedro Santos |
author_facet |
Costa, João Pedro Santos Lima, Ticiana de Sousa Figueiredo, Aline Santana de Freitas, Adriana Crispim |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ticiana de Sousa Figueiredo, Aline Santana de Freitas, Adriana Crispim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Pedro Santos Lima, Ticiana de Sousa Figueiredo, Aline Santana de Freitas, Adriana Crispim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos. |
topic |
EJA. Internet. Consumo Midiático. Ensino Médio. Hábitos. |
description |
As escolas públicas são instituições da sociedade que mais carecem de investimentos que ampliem as novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, estão englobadas as escolas que se destinam a Educação de Jovens e Adultos-EJA que, no Brasil, passaram a fazer parte dos planos educacionais desde anos 40. Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos da educação de Jovens e Adultos fazem o consumo midiático, com ênfase na internet, e, posteriormente, realizar ações de extensão, a fim de explorar comunicações alternativas. Trata-se de um estudo transversal de natureza aplicada, com caráter quantitativo. Quanto aos fins da pesquisa caracteriza-se como descritiva. Foi realizada em uma escola estadual para jovens e adultos na cidade de Imperatriz, participaram do estudo 174 estudantes do ensino médio. Em relação às preferências entre os hábitos de consumo, voltado para a internet, a nível internacional, os resultados mostraram que 53 (30,5 %) dos entrevistados afirmaram utilizar a internet “várias vezes por dia”, enquanto apenas 18 (10,3%) afirmaram “nunca” acessarem a internet. Quanto aos dados nacionais, 64 (36,8%) afirmaram que utilizam a internet várias vezes por dia, para conteúdos internacionais, e quanto aos conteúdos regionais, 82 (47,1%) afirmaram utilizar internet várias vezes por dia. Esta pesquisa possibilitou conhecer os hábitos de consumo dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos no que se refere a utilização da internet para se informar sobre conteúdos informativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717 10.34117/bjdv.v7i5.29717 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29717/23442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47999-48018 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47999-48018 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47999-48018 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645531277164544 |