Culturas indígenas na escola: desafios e (re)descobertas para uma educação antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verástegui, Cinthya
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/450
Resumo: As questões raciais no Brasil explicitam as relações históricas de dominação e lutas dos povos africanos e indígenas, a partir das quais se formou o povo brasileiro. Ao atuar em sala de aula, observou-se a presença de relações preconceituosas e estereotipadas sobre as culturas indígenas pelas crianças, o que motivou o desenvolvimento do presente trabalho. Este ocorreu de maneira qualitativa, por meio da construção compartilhada do conhecimento, desenvolvido entre pesquisas e momentos de práticas culturais. É possível perceber que as visões estereotipadas sobre os povos indígenas, bem como as relações de preconceito, derivam do desconhecimento da ancestralidade das próprias crianças e suas famílias, e da necessidade da formação continuada dos professores que já atuam nas redes de ensino.
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