Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Fhillipi Maciel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes, Brito, Lucimar Fernandes de, Braga, Kayla Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566
Resumo: Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos.
id VERACRUZ-0_b3782066f3d50c137130090a34f30060
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31566
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school contextSaúde mentalqualidade da educaçãoansiedade.Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3156610.34117/bjdv7n6-454Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60855-60873Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60855-60873Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60855-608732525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Fhillipi MacielCruz, Yanna Leidy Ketley FernandesBrito, Lucimar Fernandes deBraga, Kayla Rocha2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31566Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:43.741295Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
title Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
spellingShingle Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
Silva, Antonio Fhillipi Maciel
Saúde mental
qualidade da educação
ansiedade.
title_short Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
title_full Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
title_fullStr Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
title_full_unstemmed Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
title_sort Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
author Silva, Antonio Fhillipi Maciel
author_facet Silva, Antonio Fhillipi Maciel
Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes
Brito, Lucimar Fernandes de
Braga, Kayla Rocha
author_role author
author2 Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes
Brito, Lucimar Fernandes de
Braga, Kayla Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Fhillipi Maciel
Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes
Brito, Lucimar Fernandes de
Braga, Kayla Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
qualidade da educação
ansiedade.
topic Saúde mental
qualidade da educação
ansiedade.
description Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566
10.34117/bjdv7n6-454
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60855-60873
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60855-60873
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60855-60873
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645540139728896