Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566 |
Resumo: | Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos. |
id |
VERACRUZ-0_b3782066f3d50c137130090a34f30060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31566 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school contextSaúde mentalqualidade da educaçãoansiedade.Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3156610.34117/bjdv7n6-454Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60855-60873Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60855-60873Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60855-608732525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Fhillipi MacielCruz, Yanna Leidy Ketley FernandesBrito, Lucimar Fernandes deBraga, Kayla Rocha2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31566Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:43.741295Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
title |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
spellingShingle |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context Silva, Antonio Fhillipi Maciel Saúde mental qualidade da educação ansiedade. |
title_short |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
title_full |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
title_fullStr |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
title_full_unstemmed |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
title_sort |
Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar/ Anxiety in times of Coronavirus: an analysis in the school context |
author |
Silva, Antonio Fhillipi Maciel |
author_facet |
Silva, Antonio Fhillipi Maciel Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes Brito, Lucimar Fernandes de Braga, Kayla Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes Brito, Lucimar Fernandes de Braga, Kayla Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Fhillipi Maciel Cruz, Yanna Leidy Ketley Fernandes Brito, Lucimar Fernandes de Braga, Kayla Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental qualidade da educação ansiedade. |
topic |
Saúde mental qualidade da educação ansiedade. |
description |
Diante da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, da falta de tratamento precoce, diversos governantes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), decretaram o isolamento social como medida de enfrentamento à crise. Contudo, a comunidade acadêmica teve sua rotina escolar alterada, impactando diretamente no desenvolvimento de suas atividades. Essas mudanças pedagógicas e o isolamento domiciliar podem propiciar níveis elevados de ansiedade aos estudantes. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de analisar os níveis de ansiedade de estudantes do ensino médio, na rede pública do estado do Maranhão, correlacionando-os a fatores decorrentes do isolamento social ocorrido durante os meses iniciais da pandemia. Para isso, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e um questionário Socioeconômico foram aplicados aos discentes para coleta de dados. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, que identificaram níveis moderados e severos de ansiedade em alguns grupos de alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566 10.34117/bjdv7n6-454 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31566/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60855-60873 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60855-60873 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60855-60873 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645540139728896 |