O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219 |
Resumo: | As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico. |
id |
VERACRUZ-0_b4cdc116c34dd7f34418c12f526e5a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13219 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience reportEducação superiorPortfólioEnsinoEnfermagem.As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1321910.34117/bjdv6n7-360Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46917-46926Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46917-46926Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46917-469262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219/11114Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Aysla Kalliny dosMartins, Anderson Wagner RamosGerônimo, Audrey Moura MotaAndrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves deSilva, Jovânia Marques de Oliveira eCosta, Rafaela Lira MendesRodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório OmenaAraújo, Raiane Jordan da Silva2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13219Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.354257Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
title |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
spellingShingle |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report Reis, Aysla Kalliny dos Educação superior Portfólio Ensino Enfermagem. |
title_short |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
title_full |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
title_fullStr |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
title_full_unstemmed |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
title_sort |
O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report |
author |
Reis, Aysla Kalliny dos |
author_facet |
Reis, Aysla Kalliny dos Martins, Anderson Wagner Ramos Gerônimo, Audrey Moura Mota Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de Silva, Jovânia Marques de Oliveira e Costa, Rafaela Lira Mendes Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena Araújo, Raiane Jordan da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Anderson Wagner Ramos Gerônimo, Audrey Moura Mota Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de Silva, Jovânia Marques de Oliveira e Costa, Rafaela Lira Mendes Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena Araújo, Raiane Jordan da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Aysla Kalliny dos Martins, Anderson Wagner Ramos Gerônimo, Audrey Moura Mota Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de Silva, Jovânia Marques de Oliveira e Costa, Rafaela Lira Mendes Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena Araújo, Raiane Jordan da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Portfólio Ensino Enfermagem. |
topic |
Educação superior Portfólio Ensino Enfermagem. |
description |
As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219 10.34117/bjdv6n7-360 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219/11114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46917-46926 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46917-46926 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46917-46926 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645464322441216 |