O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Aysla Kalliny dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Anderson Wagner Ramos, Gerônimo, Audrey Moura Mota, Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de, Silva, Jovânia Marques de Oliveira e, Costa, Rafaela Lira Mendes, Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena, Araújo, Raiane Jordan da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219
Resumo: As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico.  
id VERACRUZ-0_b4cdc116c34dd7f34418c12f526e5a36
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13219
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience reportEducação superiorPortfólioEnsinoEnfermagem.As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1321910.34117/bjdv6n7-360Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46917-46926Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46917-46926Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46917-469262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219/11114Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Aysla Kalliny dosMartins, Anderson Wagner RamosGerônimo, Audrey Moura MotaAndrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves deSilva, Jovânia Marques de Oliveira eCosta, Rafaela Lira MendesRodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório OmenaAraújo, Raiane Jordan da Silva2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13219Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.354257Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
title O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
spellingShingle O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
Reis, Aysla Kalliny dos
Educação superior
Portfólio
Ensino
Enfermagem.
title_short O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
title_full O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
title_fullStr O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
title_full_unstemmed O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
title_sort O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report
author Reis, Aysla Kalliny dos
author_facet Reis, Aysla Kalliny dos
Martins, Anderson Wagner Ramos
Gerônimo, Audrey Moura Mota
Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de
Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
Costa, Rafaela Lira Mendes
Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena
Araújo, Raiane Jordan da Silva
author_role author
author2 Martins, Anderson Wagner Ramos
Gerônimo, Audrey Moura Mota
Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de
Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
Costa, Rafaela Lira Mendes
Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena
Araújo, Raiane Jordan da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aysla Kalliny dos
Martins, Anderson Wagner Ramos
Gerônimo, Audrey Moura Mota
Andrade, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de
Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
Costa, Rafaela Lira Mendes
Rodrigues, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena
Araújo, Raiane Jordan da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Portfólio
Ensino
Enfermagem.
topic Educação superior
Portfólio
Ensino
Enfermagem.
description As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219
10.34117/bjdv6n7-360
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13219/11114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46917-46926
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46917-46926
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46917-46926
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645464322441216