A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144 |
Resumo: | Este artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática. |
id |
VERACRUZ-0_b77f5c0926e04586ca7959215c65c201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32144 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in AngolaEscola democráticagestão escolarparticipação dos paisEste artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3214410.34117/bjdv7n6-716Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64696-64712Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64696-64712Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64696-647122525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanepa, Ricardo do Rosário2021-09-21T11:05:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32144Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:00.115454Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
title |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
spellingShingle |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola Canepa, Ricardo do Rosário Escola democrática gestão escolar participação dos pais |
title_short |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
title_full |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
title_fullStr |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
title_full_unstemmed |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
title_sort |
A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola |
author |
Canepa, Ricardo do Rosário |
author_facet |
Canepa, Ricardo do Rosário |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canepa, Ricardo do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola democrática gestão escolar participação dos pais |
topic |
Escola democrática gestão escolar participação dos pais |
description |
Este artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144 10.34117/bjdv7n6-716 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64696-64712 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64696-64712 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64696-64712 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645543121879040 |