A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canepa, Ricardo do Rosário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144
Resumo: Este artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática.
id VERACRUZ-0_b77f5c0926e04586ca7959215c65c201
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32144
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in AngolaEscola democráticagestão escolarparticipação dos paisEste artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3214410.34117/bjdv7n6-716Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64696-64712Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64696-64712Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64696-647122525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanepa, Ricardo do Rosário2021-09-21T11:05:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32144Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:00.115454Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
title A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
spellingShingle A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
Canepa, Ricardo do Rosário
Escola democrática
gestão escolar
participação dos pais
title_short A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
title_full A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
title_fullStr A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
title_full_unstemmed A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
title_sort A participação dos pais na gestão escolar: estudo com pais e encarregados de educação de uma escola de Angola / Parental participation in school management: a study with parents and guardians of a school in Angola
author Canepa, Ricardo do Rosário
author_facet Canepa, Ricardo do Rosário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canepa, Ricardo do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Escola democrática
gestão escolar
participação dos pais
topic Escola democrática
gestão escolar
participação dos pais
description Este artigo enquadra-se no domínio da organização e administração escolar e tem como objeto de estudo a participação dos pais na gestão escolar, apontando-se esta como uma dimensão importante para a construção da escola democrática angolana. Para o desenvolvimento deste estudo, do ponto de vista teórico, a perspetivas teóricas, nomeadamente a tipologias da participação em contexto organizacional, de modo a caracterizar as práticas de participação dos pais no caso de uma escola. Recorremos a uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, o estudo de caso, em que combinamos as abordagens qualitativa e quantitativa. Para a recolha da informação utilizaram-se diferentes técnicas: consulta e análise de documentos, entrevistas e inquéritos por questionário. Assim, quanto aos resultados obtidos, os dados da investigação direcionam-se no sentido em que a participação dos pais parece não ter grande visibilidade e que as oportunidades de participação oferecidas pela escola não são abundantes, aspeto que limita o desenvolvimento de uma escola democrática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144
10.34117/bjdv7n6-716
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32144/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64696-64712
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64696-64712
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64696-64712
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645543121879040