O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233 |
Resumo: | Neste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo. |
id |
VERACRUZ-0_ba224764e873ddb4eb82b0b3740933be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16233 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCCEnsino de ciênciasanos iniciaisensino fundamentalparâmetros curriculares nacionaisbase nacional comum curricularNeste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1623310.34117/bjdv6n9-120Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65687-65695Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65687-65695Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65687-656952525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233/13273Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessHilario, Thiago WedsonChagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva2020-10-14T16:32:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16233Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:29.122889Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
title |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
spellingShingle |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC Hilario, Thiago Wedson Ensino de ciências anos iniciais ensino fundamental parâmetros curriculares nacionais base nacional comum curricular |
title_short |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
title_full |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
title_fullStr |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
title_sort |
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC / Science Teaching in Elementary Education: from PCNs to BNCC |
author |
Hilario, Thiago Wedson |
author_facet |
Hilario, Thiago Wedson Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hilario, Thiago Wedson Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências anos iniciais ensino fundamental parâmetros curriculares nacionais base nacional comum curricular |
topic |
Ensino de ciências anos iniciais ensino fundamental parâmetros curriculares nacionais base nacional comum curricular |
description |
Neste trabalho expõem-se alguns dos aspectos teóricos relacionados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, traçando uma narrativa bibliográfica sobre o histórico desta área de conhecimento no Brasil, caminhando por uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes que orientam o Ensino de Ciências e na recente Base Nacional Comum Curricular. Nessa análise, percebe-se que o EC está direcionado para uma perspectiva investigativa associada ao movimento curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade, e mostra a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo, ou seja, como uno e todo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233 10.34117/bjdv6n9-120 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16233/13273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65687-65695 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65687-65695 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65687-65695 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645476975607808 |