Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152 |
Resumo: | A formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. |
id |
VERACRUZ-0_bc77ee4446fe949acace7a9ced3f98de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3152 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachersEnsino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissionalA formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/315210.34117/34117/BJDV5N9-077Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14761-14775Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14761-14775Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14761-147752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152/3055Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Juliane de2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3152Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:09.368863Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
title |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
spellingShingle |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers Oliveira, Juliane de Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional |
title_short |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
title_full |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
title_fullStr |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
title_full_unstemmed |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
title_sort |
Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers |
author |
Oliveira, Juliane de |
author_facet |
Oliveira, Juliane de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juliane de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional |
topic |
Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional |
description |
A formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152 10.34117/34117/BJDV5N9-077 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152 |
identifier_str_mv |
10.34117/34117/BJDV5N9-077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152/3055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14761-14775 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14761-14775 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14761-14775 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423399665664 |