Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliane de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152
Resumo: A formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. 
id VERACRUZ-0_bc77ee4446fe949acace7a9ced3f98de
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3152
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachersEnsino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissionalA formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/315210.34117/34117/BJDV5N9-077Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14761-14775Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14761-14775Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14761-147752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152/3055Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Juliane de2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3152Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:09.368863Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
title Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
spellingShingle Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
Oliveira, Juliane de
Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional
title_short Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
title_full Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
title_fullStr Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
title_full_unstemmed Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
title_sort Estado da arte na formação continuada de professores do ensino superior / Art status in continuing training of higher education teachers
author Oliveira, Juliane de
author_facet Oliveira, Juliane de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juliane de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional
topic Ensino superior. Formação continuada. Formação pedagógica. Desenvolvimento profissional
description A formação do professor do ensino superior é um processo contínuo, requer uma caminhada investigativa ordenada e dialogada, pois os desafios postos a esse profissional exigem um novo olhar para as suas práticas (CARPIM, 2014). A presente pesquisa tem como objetivo levantar as abordagens de pesquisas que tratam da formação continuada de professores que atuam no ensino superior. Tal pesquisa foi motivada pela necessidade de se conhecer e acompanhar as produções científicas que abordam o tema em questão. Para sua compreensão, apoiou-se nas considerações de autores como: Marin (1995); Behrens (1996); Candau (1999); Libâneo; Oliveira; Toschi (2003); Romanowski (2007) entre outros. Quanto a metodologia, foi escolhida a pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de naturezas qualitativa e quantitativa. Como universo de pesquisa, foi utilizada a base de dados Scielo. Os principais critérios de seleção estabeleceram que para ser incluso na pesquisa o artigo traria como agente de estudo a formação continuada de professores do nível superior e abrangeria o período de publicação de 2000 a 2016. Nesta perspectiva, foram selecionados 14 (quatorze) artigos que ofereceram em seu escopo elementos necessários para compor os resultados desse estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de categorização, que possibilitou definir 3 (três) abordagens de pesquisa para o tema: Práticas docentes e pedagógicas, Desenvolvimento profissional docente e Políticas de formação de professores. Os resultados apontam uma grande preocupação dos pesquisadores com a prática pedagógica docente e com o seu desenvolvimento profissional, manifestam ainda, preocupação com propostas curriculares que estabeleçam programas de formação continuada que conjecturem a prática docente. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152
10.34117/34117/BJDV5N9-077
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152
identifier_str_mv 10.34117/34117/BJDV5N9-077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152/3055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14761-14775
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14761-14775
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14761-14775
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423399665664