Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579 |
Resumo: | A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_05ec45e9fbfffef6348b7e932e36065b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10579 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extensionFormação ContinuadaExtensão UniversitáriaEaDCoordenação Pedagógica.A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1057910.34117/bjdv6n5-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30650-30658Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30650-30658Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30650-306582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579/8837Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiguerêdo, Rafaela Celi de LimaJoye, Cassandra RibeiroMaia, Rui LeandroRurato, Paulo Alexandre2020-06-09T13:25:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10579Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:48.176277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
title |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
spellingShingle |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima Formação Continuada Extensão Universitária EaD Coordenação Pedagógica. |
title_short |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
title_full |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
title_fullStr |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
title_sort |
Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension |
author |
Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima |
author_facet |
Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima Joye, Cassandra Ribeiro Maia, Rui Leandro Rurato, Paulo Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Joye, Cassandra Ribeiro Maia, Rui Leandro Rurato, Paulo Alexandre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima Joye, Cassandra Ribeiro Maia, Rui Leandro Rurato, Paulo Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Extensão Universitária EaD Coordenação Pedagógica. |
topic |
Formação Continuada Extensão Universitária EaD Coordenação Pedagógica. |
description |
A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579 10.34117/bjdv6n5-502 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579/8837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30650-30658 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30650-30658 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30650-30658 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645453491699712 |