Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Joye, Cassandra Ribeiro, Maia, Rui Leandro, Rurato, Paulo Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579
Resumo: A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica.  
id VERACRUZ-0_05ec45e9fbfffef6348b7e932e36065b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10579
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extensionFormação ContinuadaExtensão UniversitáriaEaDCoordenação Pedagógica.A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1057910.34117/bjdv6n5-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30650-30658Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30650-30658Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30650-306582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579/8837Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiguerêdo, Rafaela Celi de LimaJoye, Cassandra RibeiroMaia, Rui LeandroRurato, Paulo Alexandre2020-06-09T13:25:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10579Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:48.176277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
title Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
spellingShingle Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima
Formação Continuada
Extensão Universitária
EaD
Coordenação Pedagógica.
title_short Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
title_full Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
title_fullStr Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
title_full_unstemmed Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
title_sort Formação continuada: experiência na extensão em EAD / Continuing training: experience in EAD extension
author Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima
author_facet Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima
Joye, Cassandra Ribeiro
Maia, Rui Leandro
Rurato, Paulo Alexandre
author_role author
author2 Joye, Cassandra Ribeiro
Maia, Rui Leandro
Rurato, Paulo Alexandre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figuerêdo, Rafaela Celi de Lima
Joye, Cassandra Ribeiro
Maia, Rui Leandro
Rurato, Paulo Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Extensão Universitária
EaD
Coordenação Pedagógica.
topic Formação Continuada
Extensão Universitária
EaD
Coordenação Pedagógica.
description A tríade ensino, pesquisa e extensão, viabiliza uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inserido nesse contexto desenvolve atividades nos três eixos, visando cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. O objeto dessa escritura é apresentar a experiência do Curso de Formação Continuada: Coordenação Pedagógica – Formação Profissional, Identidade e Inovações, utilizando a modalidade a distância, ofertada a 68 coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica da região dos Sertões do Canindé. O locus de investigação foi o IFCE campus Boa Viagem. O estudo aportou-se nos escritos de Belloni (2003), Sousa (2010), Kenski (2007), dentre outros. O percurso metodológico da investigação constitui-se pela abordagem qualitativa, aliando-se às técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais que possibilitaram o relato de experiência mediante a oferta de curso de extensão em EAD. Destacamos que o curso possibilitou a percepção da relevância das atividades de aextensão a distância, uma vez que o processo de formação precisa ser redimensionado, indo além da formação inicial acadêmica.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579
10.34117/bjdv6n5-502
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10579/8837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30650-30658
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30650-30658
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30650-30658
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645453491699712