A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n12-700 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013 |
Resumo: | A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto. |
id |
VERACRUZ-0_bd955855805b3480580ee6221c050b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42013 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing educationEducação em EnfermagemEnfermagemAprendizagem Baseada em Problemas.A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4201310.34117/bjdv7n12-700Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120547-120557Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120547-120557Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120547-1205572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Camila Evelyn de SousaCoelho, Bruna Larissa FernandesMiranda, Dauriane Souza SilvaCarvalho, Eluana CostaCastro, Gizele Maria de MenezesBrandão, Jéssica CastroCarvalho, Osvaldo LuisCastro, Pâmela CorreiaRocha, Danielle Cruz2022-04-12T00:07:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42013Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:43.700541Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
title |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
spellingShingle |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education Brito, Camila Evelyn de Sousa Educação em Enfermagem Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas. Brito, Camila Evelyn de Sousa Educação em Enfermagem Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas. |
title_short |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
title_full |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
title_fullStr |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
title_full_unstemmed |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
title_sort |
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education |
author |
Brito, Camila Evelyn de Sousa |
author_facet |
Brito, Camila Evelyn de Sousa Brito, Camila Evelyn de Sousa Coelho, Bruna Larissa Fernandes Miranda, Dauriane Souza Silva Carvalho, Eluana Costa Castro, Gizele Maria de Menezes Brandão, Jéssica Castro Carvalho, Osvaldo Luis Castro, Pâmela Correia Rocha, Danielle Cruz Coelho, Bruna Larissa Fernandes Miranda, Dauriane Souza Silva Carvalho, Eluana Costa Castro, Gizele Maria de Menezes Brandão, Jéssica Castro Carvalho, Osvaldo Luis Castro, Pâmela Correia Rocha, Danielle Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Bruna Larissa Fernandes Miranda, Dauriane Souza Silva Carvalho, Eluana Costa Castro, Gizele Maria de Menezes Brandão, Jéssica Castro Carvalho, Osvaldo Luis Castro, Pâmela Correia Rocha, Danielle Cruz |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Camila Evelyn de Sousa Coelho, Bruna Larissa Fernandes Miranda, Dauriane Souza Silva Carvalho, Eluana Costa Castro, Gizele Maria de Menezes Brandão, Jéssica Castro Carvalho, Osvaldo Luis Castro, Pâmela Correia Rocha, Danielle Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas. |
topic |
Educação em Enfermagem Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas. |
description |
A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013 10.34117/bjdv7n12-700 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120547-120557 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120547-120557 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120547-120557 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183683351642112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-700 |