A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Camila Evelyn de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Bruna Larissa Fernandes, Miranda, Dauriane Souza Silva, Carvalho, Eluana Costa, Castro, Gizele Maria de Menezes, Brandão, Jéssica Castro, Carvalho, Osvaldo Luis, Castro, Pâmela Correia, Rocha, Danielle Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n12-700
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013
Resumo: A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto.
id VERACRUZ-0_bd955855805b3480580ee6221c050b37
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42013
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing educationEducação em EnfermagemEnfermagemAprendizagem Baseada em Problemas.A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4201310.34117/bjdv7n12-700Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120547-120557Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120547-120557Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120547-1205572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Camila Evelyn de SousaCoelho, Bruna Larissa FernandesMiranda, Dauriane Souza SilvaCarvalho, Eluana CostaCastro, Gizele Maria de MenezesBrandão, Jéssica CastroCarvalho, Osvaldo LuisCastro, Pâmela CorreiaRocha, Danielle Cruz2022-04-12T00:07:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42013Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:43.700541Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
title A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
spellingShingle A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
Brito, Camila Evelyn de Sousa
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas.
Brito, Camila Evelyn de Sousa
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas.
title_short A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
title_full A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
title_fullStr A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
title_full_unstemmed A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
title_sort A metodologia ativa como recurso didático na formação do profissional de enfermagem / Active methodology as a didactic resource in professional nursing education
author Brito, Camila Evelyn de Sousa
author_facet Brito, Camila Evelyn de Sousa
Brito, Camila Evelyn de Sousa
Coelho, Bruna Larissa Fernandes
Miranda, Dauriane Souza Silva
Carvalho, Eluana Costa
Castro, Gizele Maria de Menezes
Brandão, Jéssica Castro
Carvalho, Osvaldo Luis
Castro, Pâmela Correia
Rocha, Danielle Cruz
Coelho, Bruna Larissa Fernandes
Miranda, Dauriane Souza Silva
Carvalho, Eluana Costa
Castro, Gizele Maria de Menezes
Brandão, Jéssica Castro
Carvalho, Osvaldo Luis
Castro, Pâmela Correia
Rocha, Danielle Cruz
author_role author
author2 Coelho, Bruna Larissa Fernandes
Miranda, Dauriane Souza Silva
Carvalho, Eluana Costa
Castro, Gizele Maria de Menezes
Brandão, Jéssica Castro
Carvalho, Osvaldo Luis
Castro, Pâmela Correia
Rocha, Danielle Cruz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Camila Evelyn de Sousa
Coelho, Bruna Larissa Fernandes
Miranda, Dauriane Souza Silva
Carvalho, Eluana Costa
Castro, Gizele Maria de Menezes
Brandão, Jéssica Castro
Carvalho, Osvaldo Luis
Castro, Pâmela Correia
Rocha, Danielle Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas.
topic Educação em Enfermagem
Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas.
description A formação do acadêmico de enfermagem está intimamente interligada com a assistência que esse profissional irá prestar ao paciente após formado, isso evidencia a importância a prática durante a graduação que o acadêmico exige, essa prática traz a sensação de segurança para o exercício profissional. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como recurso para a compreensão do conteúdo teórico baseado no contexto social e incitando a solucionar problemas reais através de embasamento teórico. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de discentes de enfermagem frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de problematização durante as aulas de uma disciplina que faz parte da grade curricular de uma universidade privada de Belém do Pará. O início da articulação foi proposto aos discentes vivenciarem um problema e desenvolverem uma solução respaldados pelo Método do Arco de Charles Maguerez sobre a assistência de enfermagem diante os principais agravos à saúde no ciclo gravídico. A utilização dessa metodologia ativa na atividade avaliativa proporcionou a participação crítica e ativa tanto na pesquisa e elaboração da simulação realística da assistência de enfermagem, quanto na realização propriamente dita da simulação diante da turma, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de habilidades, como a de pesquisa, a de vivência prática da assistência, além de entendimento acerca do tema exposto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013
10.34117/bjdv7n12-700
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42013/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120547-120557
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120547-120557
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120547-120557
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683351642112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n12-700