A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto, Andréia Cristina Freitas, Santos, Marcolino Sampaio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258
Resumo: Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa.
id VERACRUZ-0_bdb3223156a08a5f50dd58073b5c8273
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19258
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of BahiaEducação de Jovens e AdultosCurrículoLicenciatura.Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1925810.34117/bjdv6n11-016Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84419-84424Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84419-84424Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84419-844242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258/15450Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaciara de Oliveira Sant AnnaBarreto, Andréia Cristina FreitasSantos, Marcolino Sampaio dos2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19258Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:56.091538Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
title A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
spellingShingle A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna
Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Licenciatura.
title_short A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
title_full A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
title_fullStr A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
title_full_unstemmed A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
title_sort A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
author Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna
author_facet Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna
Barreto, Andréia Cristina Freitas
Santos, Marcolino Sampaio dos
author_role author
author2 Barreto, Andréia Cristina Freitas
Santos, Marcolino Sampaio dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna
Barreto, Andréia Cristina Freitas
Santos, Marcolino Sampaio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Licenciatura.
topic Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Licenciatura.
description Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258
10.34117/bjdv6n11-016
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258/15450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84419-84424
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84419-84424
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84419-84424
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645488089464832