A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258 |
Resumo: | Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa. |
id |
VERACRUZ-0_bdb3223156a08a5f50dd58073b5c8273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19258 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of BahiaEducação de Jovens e AdultosCurrículoLicenciatura.Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1925810.34117/bjdv6n11-016Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84419-84424Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84419-84424Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84419-844242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258/15450Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaciara de Oliveira Sant AnnaBarreto, Andréia Cristina FreitasSantos, Marcolino Sampaio dos2020-12-16T11:07:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19258Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:56.091538Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
title |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
spellingShingle |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna Educação de Jovens e Adultos Currículo Licenciatura. |
title_short |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
title_full |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
title_fullStr |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
title_full_unstemmed |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
title_sort |
A lacuna da educação de jovens e adultos no curriculo dos cursos de licenciatura em letras vernáculas dos campi xviii e xx da UNEB / The gap of the education of youths and in the curriculum of the courses of degree in letters of the campi xviii and xx of the university of the state of Bahia |
author |
Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna |
author_facet |
Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna Barreto, Andréia Cristina Freitas Santos, Marcolino Sampaio dos |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Andréia Cristina Freitas Santos, Marcolino Sampaio dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jaciara de Oliveira Sant Anna Barreto, Andréia Cristina Freitas Santos, Marcolino Sampaio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Currículo Licenciatura. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Currículo Licenciatura. |
description |
Este trabalho destaca algumas reflexões do atual cenário da EJA nos Projetos Pedagógicos, contribuindo assim para debate sobre a formação de professores, questionando que lugar a EJA tem ocupado no currículo dos cursos de licenciaturas? A pesquisa analisa a pertinência de uma formação inicial que complete a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista ser este o campo de atuação profissional de muitos dos futuros docentes da educação básica. O objetivo principal dessa pesquisa buscou analisar a lacuna da EJA no currículo dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas dos campi XVIII e XX da UNEB e suas consequências na formação do professor. Como percursos metodológicos, o artigo resulta de levantamento bibliográfico e documental do Projeto Pedagógico do curso de Letras Vernáculas, bem como das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, verificando de que modo à formação para a EJA ocupa/não ocupa espaço nesse tempo de formação do professor. Os resultados da análise dos documentos apontam que existe total ausência da EJA no currículo do curso de Letras Vernáculas dos campi pesquisados e que a discussão sobre essa modalidade ainda é muito insignificante, não aparecendo à oferta do componente nem como optativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258 10.34117/bjdv6n11-016 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19258/15450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 84419-84424 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 84419-84424 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 84419-84424 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645488089464832 |