Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898 |
Resumo: | O estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA. A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular. |
id |
VERACRUZ-0_bed6434b524d36df84761864e8a051a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53898 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)educaçãoinclusãoprofissional de apoioqualificaçãoTEAO estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA. A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5389810.34117/bjdv8n11-062Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71677-71686Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71677-71686Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71677-716862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898/39970Copyright (c) 2022 Davi Milan , Erica Dantas da Silva, Paula Paraguassu Brandão, Evandro de Oliveira Brito, Fabio José Antonio da Silva, Monique Machado Corrêa, João Batista Lucena, Rosa Maria Ferreira dos Santos Almeida, Adriana de Menezes , Cristiane Leite dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilan , Davi da Silva, Erica DantasBrandão, Paula ParaguassuBrito, Evandro de Oliveirada Silva, Fabio José AntonioCorrêa, Monique MachadoLucena, João BatistaAlmeida, Rosa Maria Ferreira dos Santosde Menezes , Adrianados Santos, Cristiane Leite2022-11-30T19:25:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53898Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:14.399962Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
title |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
spellingShingle |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) Milan , Davi educação inclusão profissional de apoio qualificação TEA |
title_short |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
title_full |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
title_fullStr |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
title_full_unstemmed |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
title_sort |
Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD) |
author |
Milan , Davi |
author_facet |
Milan , Davi da Silva, Erica Dantas Brandão, Paula Paraguassu Brito, Evandro de Oliveira da Silva, Fabio José Antonio Corrêa, Monique Machado Lucena, João Batista Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos de Menezes , Adriana dos Santos, Cristiane Leite |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Erica Dantas Brandão, Paula Paraguassu Brito, Evandro de Oliveira da Silva, Fabio José Antonio Corrêa, Monique Machado Lucena, João Batista Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos de Menezes , Adriana dos Santos, Cristiane Leite |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milan , Davi da Silva, Erica Dantas Brandão, Paula Paraguassu Brito, Evandro de Oliveira da Silva, Fabio José Antonio Corrêa, Monique Machado Lucena, João Batista Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos de Menezes , Adriana dos Santos, Cristiane Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusão profissional de apoio qualificação TEA |
topic |
educação inclusão profissional de apoio qualificação TEA |
description |
O estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA. A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898 10.34117/bjdv8n11-062 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898/39970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71677-71686 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71677-71686 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71677-71686 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645617347428352 |