Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milan , Davi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Erica Dantas, Brandão, Paula Paraguassu, Brito, Evandro de Oliveira, da Silva, Fabio José Antonio, Corrêa, Monique Machado, Lucena, João Batista, Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos, de Menezes , Adriana, dos Santos, Cristiane Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898
Resumo: O estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA.  A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular.
id VERACRUZ-0_bed6434b524d36df84761864e8a051a6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53898
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)educaçãoinclusãoprofissional de apoioqualificaçãoTEAO estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA.  A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5389810.34117/bjdv8n11-062Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71677-71686Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71677-71686Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71677-716862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898/39970Copyright (c) 2022 Davi Milan , Erica Dantas da Silva, Paula Paraguassu Brandão, Evandro de Oliveira Brito, Fabio José Antonio da Silva, Monique Machado Corrêa, João Batista Lucena, Rosa Maria Ferreira dos Santos Almeida, Adriana de Menezes , Cristiane Leite dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilan , Davi da Silva, Erica DantasBrandão, Paula ParaguassuBrito, Evandro de Oliveirada Silva, Fabio José AntonioCorrêa, Monique MachadoLucena, João BatistaAlmeida, Rosa Maria Ferreira dos Santosde Menezes , Adrianados Santos, Cristiane Leite2022-11-30T19:25:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53898Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:14.399962Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
title Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
spellingShingle Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
Milan , Davi
educação
inclusão
profissional de apoio
qualificação
TEA
title_short Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
title_full Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
title_fullStr Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
title_full_unstemmed Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
title_sort Educação e inclusão: a função do profissional de apoio para a atuação com alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA): Education and inclusion: the role of the support professional for working with students with Autism Spectrum disorder (ASD)
author Milan , Davi
author_facet Milan , Davi
da Silva, Erica Dantas
Brandão, Paula Paraguassu
Brito, Evandro de Oliveira
da Silva, Fabio José Antonio
Corrêa, Monique Machado
Lucena, João Batista
Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos
de Menezes , Adriana
dos Santos, Cristiane Leite
author_role author
author2 da Silva, Erica Dantas
Brandão, Paula Paraguassu
Brito, Evandro de Oliveira
da Silva, Fabio José Antonio
Corrêa, Monique Machado
Lucena, João Batista
Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos
de Menezes , Adriana
dos Santos, Cristiane Leite
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milan , Davi
da Silva, Erica Dantas
Brandão, Paula Paraguassu
Brito, Evandro de Oliveira
da Silva, Fabio José Antonio
Corrêa, Monique Machado
Lucena, João Batista
Almeida, Rosa Maria Ferreira dos Santos
de Menezes , Adriana
dos Santos, Cristiane Leite
dc.subject.por.fl_str_mv educação
inclusão
profissional de apoio
qualificação
TEA
topic educação
inclusão
profissional de apoio
qualificação
TEA
description O estudo em questão alude sobre a função do profissional de apoio, verificamos que o profissional de apoio, é o profissional que auxilia o professor de sala no seu cotidiano pedagógico juntamente com os indivíduos com deficiência em suas atividades, funções que perpassam aspectos basilares do bem-estar físico do educando, bem como atua nas questões escolares auxiliando-o no cumprimento das suas atividades e desenvolvimento físico, mental e social. Assim o objetivo do mesmo é analisar a função do profissional de apoio no que concerne o seu trabalho com alunos que possuem o transtorno do espectro autista - TEA.  A metodologia do presente estudo molda-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que providenciamos na literatura científica, aclarações de diversos autores que pontuam sobre o assunto em pauta. Conclui-se, por conseguinte, do estudo realizado o quão importante se faz a atuação do profissional de apoio, a importancia de sua qualificação adequada para lidar com os educandos que possuem deficiência, uma vez que estará contribuindo, para a efetivação da inclusão da criança com TEA, atuando de forma conjunta com o docente da sala regular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898
10.34117/bjdv8n11-062
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53898/39970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71677-71686
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71677-71686
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71677-71686
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645617347428352