O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-168 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270 |
Resumo: | O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano. |
id |
VERACRUZ-0_c148798e9f9edcc65dba7b6395f80dc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46270 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative reviewmodelo lógicoavaliação de processoavaliação de impactoeducação.O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4627010.34117/bjdv8n4-168Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25183-25190Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25183-25190Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25183-251902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Julia Elena CórdobaPonti, Mayra AntonelliVersuti, Fabiana MarisSantos, Daniel Domingues dos2022-06-22T19:39:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46270Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:24.792902Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
title |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
spellingShingle |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review Vieira, Julia Elena Córdoba modelo lógico avaliação de processo avaliação de impacto educação. Vieira, Julia Elena Córdoba modelo lógico avaliação de processo avaliação de impacto educação. |
title_short |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
title_full |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
title_fullStr |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
title_full_unstemmed |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
title_sort |
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review |
author |
Vieira, Julia Elena Córdoba |
author_facet |
Vieira, Julia Elena Córdoba Vieira, Julia Elena Córdoba Ponti, Mayra Antonelli Versuti, Fabiana Maris Santos, Daniel Domingues dos Ponti, Mayra Antonelli Versuti, Fabiana Maris Santos, Daniel Domingues dos |
author_role |
author |
author2 |
Ponti, Mayra Antonelli Versuti, Fabiana Maris Santos, Daniel Domingues dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Julia Elena Córdoba Ponti, Mayra Antonelli Versuti, Fabiana Maris Santos, Daniel Domingues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo lógico avaliação de processo avaliação de impacto educação. |
topic |
modelo lógico avaliação de processo avaliação de impacto educação. |
description |
O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270 10.34117/bjdv8n4-168 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25183-25190 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25183-25190 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25183-25190 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219166040457216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-168 |