O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Julia Elena Córdoba
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponti, Mayra Antonelli, Versuti, Fabiana Maris, Santos, Daniel Domingues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-168
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270
Resumo: O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano.
id VERACRUZ-0_c148798e9f9edcc65dba7b6395f80dc5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46270
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative reviewmodelo lógicoavaliação de processoavaliação de impactoeducação.O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4627010.34117/bjdv8n4-168Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25183-25190Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25183-25190Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25183-251902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Julia Elena CórdobaPonti, Mayra AntonelliVersuti, Fabiana MarisSantos, Daniel Domingues dos2022-06-22T19:39:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46270Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:24.792902Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
title O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
spellingShingle O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
Vieira, Julia Elena Córdoba
modelo lógico
avaliação de processo
avaliação de impacto
educação.
Vieira, Julia Elena Córdoba
modelo lógico
avaliação de processo
avaliação de impacto
educação.
title_short O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
title_full O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
title_fullStr O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
title_full_unstemmed O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
title_sort O uso da Teoria de Mudança para avaliação de programas educacionais e intersetoriais: resultados preliminares de uma revisão integrativa / The use of the Theory of Change for evaluation of educational and intersectoral programs: preliminary results of an integrative review
author Vieira, Julia Elena Córdoba
author_facet Vieira, Julia Elena Córdoba
Vieira, Julia Elena Córdoba
Ponti, Mayra Antonelli
Versuti, Fabiana Maris
Santos, Daniel Domingues dos
Ponti, Mayra Antonelli
Versuti, Fabiana Maris
Santos, Daniel Domingues dos
author_role author
author2 Ponti, Mayra Antonelli
Versuti, Fabiana Maris
Santos, Daniel Domingues dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Julia Elena Córdoba
Ponti, Mayra Antonelli
Versuti, Fabiana Maris
Santos, Daniel Domingues dos
dc.subject.por.fl_str_mv modelo lógico
avaliação de processo
avaliação de impacto
educação.
topic modelo lógico
avaliação de processo
avaliação de impacto
educação.
description O presente estudo apresenta dados preliminares de uma revisão integrativa acerca das formas de construção e utilização da Teoria de Mudança. O objetivo é elencar as melhores práticas em avaliações educacionais e intersetoriais, em especial as de intersecção entre educação e saúde. Para tanto foram coletados dados em bases de dados que integram trabalhos dessas duas áreas. Os resultados apontam que a área da saúde, bem como aqueles conduzidos no continente europeu, tem mais trabalhos publicados com utilização de Teoria da Mudança do que a área da educação e aqueles conduzidos na América do Norte e do Sul. Sendo uma ferramenta relevante e importante para processos de avaliação de intervenções, os resultados indicam a necessidade de propagar recomendações de seu uso na área da educação e no continente americano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270
10.34117/bjdv8n4-168
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46270/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25183-25190
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25183-25190
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25183-25190
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219166040457216
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-168