Revisão e boas práticas: Review and best practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Forno, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55371
Resumo: O conhecimento tem sido visto com um dos pilares que abarca a sociedade do conhecimento, porque é crucial no que tange o desempenho das organizações privas, bem como aumentar, otimizar das organizações públicas. Frente a importância substancial no que concerne o conhecimento, a gama de interações que este propicia, respaldando gestores nas suas práticas através de ferramentas pedagógicas e tecnologias da informação sendo uteis. No que tange o espaço escolar, a (GC) contribui com um desempenho na gestão, bem como contribui para alcançar objetivos tangíveis dentro da educação. Frente a isso, o trabalho teve como objetivo central realizar uma revisão sistemática de dados nas bases na (a) Scielo, (b) google acadêmico, (c) portal capes acerca da gestão do conhecimento escolar no contexto escolar. No que tange os resultados, foram verificados que a (GC) é importante para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecer a cultura da aquisição e do compartilhamento mediante processos de mediação pedagógica, bem como (GC) contribui para acentuar a capacidade de resolução de problemas, fortalece a competência profissional, permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas entre os professores. Embora os achados apontam para uma perspectiva positiva, ainda há uma escassez de dados fidedignos acerca a GC no ambiente escolar.
id VERACRUZ-0_c1d8d008f2c54de4d79ce594a82592df
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55371
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Revisão e boas práticas: Review and best practicescompetência profissional no âmbito escolarescolas públicasgestão do conhecimento no contexto escolarO conhecimento tem sido visto com um dos pilares que abarca a sociedade do conhecimento, porque é crucial no que tange o desempenho das organizações privas, bem como aumentar, otimizar das organizações públicas. Frente a importância substancial no que concerne o conhecimento, a gama de interações que este propicia, respaldando gestores nas suas práticas através de ferramentas pedagógicas e tecnologias da informação sendo uteis. No que tange o espaço escolar, a (GC) contribui com um desempenho na gestão, bem como contribui para alcançar objetivos tangíveis dentro da educação. Frente a isso, o trabalho teve como objetivo central realizar uma revisão sistemática de dados nas bases na (a) Scielo, (b) google acadêmico, (c) portal capes acerca da gestão do conhecimento escolar no contexto escolar. No que tange os resultados, foram verificados que a (GC) é importante para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecer a cultura da aquisição e do compartilhamento mediante processos de mediação pedagógica, bem como (GC) contribui para acentuar a capacidade de resolução de problemas, fortalece a competência profissional, permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas entre os professores. Embora os achados apontam para uma perspectiva positiva, ainda há uma escassez de dados fidedignos acerca a GC no ambiente escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5537110.34117/bjdv8n12-149Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79097-79107Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79097-79107Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79097-791072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55371/40777Copyright (c) 2022 Ana Carolina da Silva, Letícia Fleig Dal Fornoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Carolina daForno, Letícia Fleig Dal2022-12-28T18:57:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55371Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:42.855022Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão e boas práticas: Review and best practices
title Revisão e boas práticas: Review and best practices
spellingShingle Revisão e boas práticas: Review and best practices
Silva, Ana Carolina da
competência profissional no âmbito escolar
escolas públicas
gestão do conhecimento no contexto escolar
title_short Revisão e boas práticas: Review and best practices
title_full Revisão e boas práticas: Review and best practices
title_fullStr Revisão e boas práticas: Review and best practices
title_full_unstemmed Revisão e boas práticas: Review and best practices
title_sort Revisão e boas práticas: Review and best practices
author Silva, Ana Carolina da
author_facet Silva, Ana Carolina da
Forno, Letícia Fleig Dal
author_role author
author2 Forno, Letícia Fleig Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina da
Forno, Letícia Fleig Dal
dc.subject.por.fl_str_mv competência profissional no âmbito escolar
escolas públicas
gestão do conhecimento no contexto escolar
topic competência profissional no âmbito escolar
escolas públicas
gestão do conhecimento no contexto escolar
description O conhecimento tem sido visto com um dos pilares que abarca a sociedade do conhecimento, porque é crucial no que tange o desempenho das organizações privas, bem como aumentar, otimizar das organizações públicas. Frente a importância substancial no que concerne o conhecimento, a gama de interações que este propicia, respaldando gestores nas suas práticas através de ferramentas pedagógicas e tecnologias da informação sendo uteis. No que tange o espaço escolar, a (GC) contribui com um desempenho na gestão, bem como contribui para alcançar objetivos tangíveis dentro da educação. Frente a isso, o trabalho teve como objetivo central realizar uma revisão sistemática de dados nas bases na (a) Scielo, (b) google acadêmico, (c) portal capes acerca da gestão do conhecimento escolar no contexto escolar. No que tange os resultados, foram verificados que a (GC) é importante para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecer a cultura da aquisição e do compartilhamento mediante processos de mediação pedagógica, bem como (GC) contribui para acentuar a capacidade de resolução de problemas, fortalece a competência profissional, permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas entre os professores. Embora os achados apontam para uma perspectiva positiva, ainda há uma escassez de dados fidedignos acerca a GC no ambiente escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55371
10.34117/bjdv8n12-149
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55371
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55371/40777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Carolina da Silva, Letícia Fleig Dal Forno
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Carolina da Silva, Letícia Fleig Dal Forno
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79097-79107
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79097-79107
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79097-79107
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645622916415488