Aplicação remota, no ensino de química, de aulas inclusivas com discentes que apresentam síndrome de down / Remote application, in chemistry teaching, inclusive classes with discenters who have down dyndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Tavares, Márcio Jean
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Bruno Galdino, Alves Ferreira, José Leonardo, Alves de Figueiredo, Alessandra Marcone Tavares, de Souza, Niely Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28184
Resumo: Dentre as deficiências intelectuais existentes no mundo, a síndrome de Down (SD) é a mais frequente. As pessoas que apresentam SD possuem um retardo leve ou moderado no desenvolvimento intelectual, acarretando uma aprendizagem lenta, dificuldades de concentração e de memorização. Corroborando com essas problemáticas, existem outras que são grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem destes indivíduos, tais como: ausência de capacitação/formação inicial e continuada dos docentes e gestores; carência de materiais didáticos adaptados inclusivos; falta de planejamento e flexibilização no currículo. Destarte, o objetivo dessa pesquisa foi aplicar aulas remotas, no ensino de Química, para duas turmas inclusivas compostas por discentes neurotípicos – NT e com síndrome de Down. Neste contexto, a metodologia teve abordagem qualitativa de cunho participante, sendo integrada à realidade dos discentes, buscando uma construção do ensino de forma mais significativa. Nos resultados obtidos, notou-se um cenário satisfatório com um grande desenvolvimento para os estudantes que apresentam SD e dos estudantes NT, no entanto, para se obter uma efetiva inclusão, o trabalho deve ser planejado, bem elaborado e contínuo, uma vez que, os discentes ainda estão cursando o Ensino Médio e, dessa forma, necessitam de uma continuidade nas ações desenvolvidas. 
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