HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-329 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162 |
Resumo: | A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_c2fae061b6a45cb2af86aabff7892909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13162 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experiencedHistórias em QuadrinhosMetodologia alternativaProblemas SocioambientaisEnsino-aprendizagem.A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1316210.34117/bjdv6n7-329Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46520-46530Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46520-46530Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46520-465302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162/11065Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ednalva da SilvaGomes, Maria Joselania dos SantosSilva, Antônio Maxuel Lima daSilva, Maria Eudair de OliveiraSantos, Karolina Felizardo dosTrajano, Antonia Patrícia do CarmoBarros, Luiz MarivandoBatista, Vanda Lucia Roseno2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:59.566943Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
title |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
spellingShingle |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced Santos, Ednalva da Silva Histórias em Quadrinhos Metodologia alternativa Problemas Socioambientais Ensino-aprendizagem. Santos, Ednalva da Silva Histórias em Quadrinhos Metodologia alternativa Problemas Socioambientais Ensino-aprendizagem. |
title_short |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
title_full |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
title_fullStr |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
title_full_unstemmed |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
title_sort |
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced |
author |
Santos, Ednalva da Silva |
author_facet |
Santos, Ednalva da Silva Santos, Ednalva da Silva Gomes, Maria Joselania dos Santos Silva, Antônio Maxuel Lima da Silva, Maria Eudair de Oliveira Santos, Karolina Felizardo dos Trajano, Antonia Patrícia do Carmo Barros, Luiz Marivando Batista, Vanda Lucia Roseno Gomes, Maria Joselania dos Santos Silva, Antônio Maxuel Lima da Silva, Maria Eudair de Oliveira Santos, Karolina Felizardo dos Trajano, Antonia Patrícia do Carmo Barros, Luiz Marivando Batista, Vanda Lucia Roseno |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Joselania dos Santos Silva, Antônio Maxuel Lima da Silva, Maria Eudair de Oliveira Santos, Karolina Felizardo dos Trajano, Antonia Patrícia do Carmo Barros, Luiz Marivando Batista, Vanda Lucia Roseno |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ednalva da Silva Gomes, Maria Joselania dos Santos Silva, Antônio Maxuel Lima da Silva, Maria Eudair de Oliveira Santos, Karolina Felizardo dos Trajano, Antonia Patrícia do Carmo Barros, Luiz Marivando Batista, Vanda Lucia Roseno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em Quadrinhos Metodologia alternativa Problemas Socioambientais Ensino-aprendizagem. |
topic |
Histórias em Quadrinhos Metodologia alternativa Problemas Socioambientais Ensino-aprendizagem. |
description |
A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162 10.34117/bjdv6n7-329 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162/11065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46520-46530 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46520-46530 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46520-46530 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777502232576 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-329 |