HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ednalva da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Maria Joselania dos Santos, Silva, Antônio Maxuel Lima da, Silva, Maria Eudair de Oliveira, Santos, Karolina Felizardo dos, Trajano, Antonia Patrícia do Carmo, Barros, Luiz Marivando, Batista, Vanda Lucia Roseno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-329
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162
Resumo: A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem.
id VERACRUZ-0_c2fae061b6a45cb2af86aabff7892909
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13162
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experiencedHistórias em QuadrinhosMetodologia alternativaProblemas SocioambientaisEnsino-aprendizagem.A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1316210.34117/bjdv6n7-329Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46520-46530Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46520-46530Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46520-465302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162/11065Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ednalva da SilvaGomes, Maria Joselania dos SantosSilva, Antônio Maxuel Lima daSilva, Maria Eudair de OliveiraSantos, Karolina Felizardo dosTrajano, Antonia Patrícia do CarmoBarros, Luiz MarivandoBatista, Vanda Lucia Roseno2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:59.566943Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
title HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
spellingShingle HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
Santos, Ednalva da Silva
Histórias em Quadrinhos
Metodologia alternativa
Problemas Socioambientais
Ensino-aprendizagem.
Santos, Ednalva da Silva
Histórias em Quadrinhos
Metodologia alternativa
Problemas Socioambientais
Ensino-aprendizagem.
title_short HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
title_full HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
title_fullStr HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
title_full_unstemmed HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
title_sort HQs: histórias em quadrinhos como ferramenta de leitura e escrita dos problemas vivenciados / Comics: stories in comics as a reading and writing tool of the problems experienced
author Santos, Ednalva da Silva
author_facet Santos, Ednalva da Silva
Santos, Ednalva da Silva
Gomes, Maria Joselania dos Santos
Silva, Antônio Maxuel Lima da
Silva, Maria Eudair de Oliveira
Santos, Karolina Felizardo dos
Trajano, Antonia Patrícia do Carmo
Barros, Luiz Marivando
Batista, Vanda Lucia Roseno
Gomes, Maria Joselania dos Santos
Silva, Antônio Maxuel Lima da
Silva, Maria Eudair de Oliveira
Santos, Karolina Felizardo dos
Trajano, Antonia Patrícia do Carmo
Barros, Luiz Marivando
Batista, Vanda Lucia Roseno
author_role author
author2 Gomes, Maria Joselania dos Santos
Silva, Antônio Maxuel Lima da
Silva, Maria Eudair de Oliveira
Santos, Karolina Felizardo dos
Trajano, Antonia Patrícia do Carmo
Barros, Luiz Marivando
Batista, Vanda Lucia Roseno
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ednalva da Silva
Gomes, Maria Joselania dos Santos
Silva, Antônio Maxuel Lima da
Silva, Maria Eudair de Oliveira
Santos, Karolina Felizardo dos
Trajano, Antonia Patrícia do Carmo
Barros, Luiz Marivando
Batista, Vanda Lucia Roseno
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos
Metodologia alternativa
Problemas Socioambientais
Ensino-aprendizagem.
topic Histórias em Quadrinhos
Metodologia alternativa
Problemas Socioambientais
Ensino-aprendizagem.
description A literatura em quadrinhos tem ganhado espaço nas salas de aula por ser um gênero conhecido e simpatizante pelos alunos, torna-se mais fácil e viável utilizar as HQs como instrumento didático pedagógico; o uso de HQs nesta metodologia de ensino que permitiu maior aproximação entre alunos e problemas socioambientais vivenciados na comunidade que decorrem de ações humanas, despertando neles maior consciência ambiental quanto à suas ações, contribuindo na sua aprendizagem e na sua postura enquanto ser social. A presente pesquisa foi realizada na EEMTI -Escola de Ensino Médio Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato, sendo aplicada em duas turmas (2018.2 e 2019.1), tendo como público alunos do 1º, 2º e 3º ano. Para a realização, foi utilizado a metodologia exploratória, onde o aluno é objeto de estudo e também participante ativo de todo processo. A oficina foi proposta, aplicada e analisada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, os discentes conseguiram compreender a proposta de moda a superar as expectativas, ao analisar as questões com criticidade e propor soluções sustentáveis. A pesquisa com o uso de HQs além de ter estimulado a leitura e a escrita dos alunos envolvidos, superou ainda o desafio da escola nos tempos atuais das tecnologias e da imagem. Ficando evidente que é possível encontrar caminhos atrativos para melhorar o processo ensino aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162
10.34117/bjdv6n7-329
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13162/11065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46520-46530
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46520-46530
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46520-46530
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777502232576
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-329