Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alysson Saraiva de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Claudeth da Silva, Silva, Daniele Cariolano da, Silva, Francisco Tiago Ribeiro, Silva, Maria Wesla Nogueira da, Lima, Venícius de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-570
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684
Resumo: O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia.  Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers.  
id VERACRUZ-0_c32aa80a94ade5c651eb255d6224aceb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13684
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersectionsBilingual educationTrainingPractice.O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia.  Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1368410.34117/bjdv6n7-570Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49698-49706Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49698-49706Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49698-497062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684/11456Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alysson Saraiva deLemos, Claudeth da SilvaSilva, Daniele Cariolano daSilva, Francisco Tiago RibeiroSilva, Maria Wesla Nogueira daLima, Venícius de Sousa2020-08-11T15:17:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13684Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:14.448477Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
title Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
spellingShingle Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
Oliveira, Alysson Saraiva de
Bilingual education
Training
Practice.
Oliveira, Alysson Saraiva de
Bilingual education
Training
Practice.
title_short Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
title_full Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
title_fullStr Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
title_full_unstemmed Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
title_sort Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
author Oliveira, Alysson Saraiva de
author_facet Oliveira, Alysson Saraiva de
Oliveira, Alysson Saraiva de
Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Silva, Francisco Tiago Ribeiro
Silva, Maria Wesla Nogueira da
Lima, Venícius de Sousa
Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Silva, Francisco Tiago Ribeiro
Silva, Maria Wesla Nogueira da
Lima, Venícius de Sousa
author_role author
author2 Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Silva, Francisco Tiago Ribeiro
Silva, Maria Wesla Nogueira da
Lima, Venícius de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alysson Saraiva de
Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Silva, Francisco Tiago Ribeiro
Silva, Maria Wesla Nogueira da
Lima, Venícius de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingual education
Training
Practice.
topic Bilingual education
Training
Practice.
description O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia.  Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684
10.34117/bjdv6n7-570
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684/11456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49698-49706
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49698-49706
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49698-49706
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777771716608
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-570