Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-570 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia. Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers. |
id |
VERACRUZ-0_c32aa80a94ade5c651eb255d6224aceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13684 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersectionsBilingual educationTrainingPractice.O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia. Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1368410.34117/bjdv6n7-570Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49698-49706Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49698-49706Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49698-497062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684/11456Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alysson Saraiva deLemos, Claudeth da SilvaSilva, Daniele Cariolano daSilva, Francisco Tiago RibeiroSilva, Maria Wesla Nogueira daLima, Venícius de Sousa2020-08-11T15:17:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13684Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:14.448477Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
title |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
spellingShingle |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections Oliveira, Alysson Saraiva de Bilingual education Training Practice. Oliveira, Alysson Saraiva de Bilingual education Training Practice. |
title_short |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
title_full |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
title_fullStr |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
title_sort |
Educação bilíngue para surdos: intersecções conceituais e formativas / Bilingual education for the deaf: conceptual and formative intersections |
author |
Oliveira, Alysson Saraiva de |
author_facet |
Oliveira, Alysson Saraiva de Oliveira, Alysson Saraiva de Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Silva, Francisco Tiago Ribeiro Silva, Maria Wesla Nogueira da Lima, Venícius de Sousa Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Silva, Francisco Tiago Ribeiro Silva, Maria Wesla Nogueira da Lima, Venícius de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Silva, Francisco Tiago Ribeiro Silva, Maria Wesla Nogueira da Lima, Venícius de Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alysson Saraiva de Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Silva, Francisco Tiago Ribeiro Silva, Maria Wesla Nogueira da Lima, Venícius de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilingual education Training Practice. |
topic |
Bilingual education Training Practice. |
description |
O estudo objetiva compreender as concepções de educação bilíngue para surdos e suas intersecções para a formação docente. O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos - GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Quixadá. Parte-se da problemática em que se sobressaem no panorama da educação de surdos as abordagens oralistas dominantes em detrimento de perspectivas bilíngues. Além da predominância ouvintista, vislumbra-se também o distanciamento entre a formação de professores e os desafios da prática em sala de aula diante de alunos surdos. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aberto como procedimento de coleta de dados, sob um conjunto de 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia. Os resultados evidenciam diversas percepções ainda difusas e limitadas sobre educação bilíngue de surdos, restringindo-a a simples comunicação e interação adaptativa à cultura ouvintista. Assim, trata-se de concepções controversas de suposto “ajustamento” inclusivo do surdo à uma sociedade eminentemente ouvinte. Isto traz reflexões sobre o currículo dos cursos de formação docente, aos saberes profissionais necessários e à prática em sala de aula desses futuros professores. Palavras-chave: Educação bilíngue, Formação, Prática.ABSTRACTThe study aims to understand the concepts of bilingual education for the deaf and their intersections for teacher training. The work was developed at the Group of Studies and Research Education, Teaching and Deaf Studies - GEPEDES at the Federal Institute of Education, Science and Technology-Campus Quixadá. It starts with the problem in which the dominant oralist approaches stand out in the panorama of deaf education at the expense of bilingual perspectives. In addition to the predominance of listeners, there is also a gap between the training of teachers and the challenges of classroom practice in the face of deaf students. For that, qualitative research of the case study type was used, with the application of an open questionnaire as a data collection procedure, under a group of 22 students of the Geography Degree course. The results show several still diffuse and limited perceptions about bilingual education for the deaf, restricting it to simple communication and adaptive interaction to the listening culture. Thus, these are controversial conceptions of supposedly “adjusting” inclusive of the deaf to an eminently listening society. This brings reflections on the curriculum of teacher training courses, the necessary professional knowledge and the classroom practice of these future teachers. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684 10.34117/bjdv6n7-570 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13684/11456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49698-49706 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49698-49706 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49698-49706 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777771716608 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-570 |