Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baracho, Mariana Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Figueiredo, Nathália de Brito, Neves, Halysson dos Santos, Berenguer, Maria Izabel Rodrigues, Júnior, José Carlos Batista das Mercês, Maciel, Mellania Mirelli Silva, Nunes, Mariana de França Neri, Teixeira, Guilherme Alves, Costa, Caio César Victor, Araújo, Yasmin Lins de, Silva, Maria Cecília de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv.v7i5.29455
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455
Resumo: É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão.
id VERACRUZ-0_c42769a36c16aeff01c3abfd3f55ce81
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29455
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating ContentBioquímicaensinomonitoria acadêmica.É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2945510.34117/bjdv.v7i5.29455Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45910-45916Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45910-45916Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45910-459162525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455/23232Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaracho, Mariana MendesFigueiredo, Nathália de BritoNeves, Halysson dos SantosBerenguer, Maria Izabel RodriguesJúnior, José Carlos Batista das MercêsMaciel, Mellania Mirelli SilvaNunes, Mariana de França NeriTeixeira, Guilherme AlvesCosta, Caio César VictorAraújo, Yasmin Lins deSilva, Maria Cecília de Melo2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29455Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:41.267857Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
title Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
spellingShingle Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
Baracho, Mariana Mendes
Bioquímica
ensino
monitoria acadêmica.
Baracho, Mariana Mendes
Bioquímica
ensino
monitoria acadêmica.
title_short Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
title_full Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
title_fullStr Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
title_full_unstemmed Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
title_sort Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
author Baracho, Mariana Mendes
author_facet Baracho, Mariana Mendes
Baracho, Mariana Mendes
Figueiredo, Nathália de Brito
Neves, Halysson dos Santos
Berenguer, Maria Izabel Rodrigues
Júnior, José Carlos Batista das Mercês
Maciel, Mellania Mirelli Silva
Nunes, Mariana de França Neri
Teixeira, Guilherme Alves
Costa, Caio César Victor
Araújo, Yasmin Lins de
Silva, Maria Cecília de Melo
Figueiredo, Nathália de Brito
Neves, Halysson dos Santos
Berenguer, Maria Izabel Rodrigues
Júnior, José Carlos Batista das Mercês
Maciel, Mellania Mirelli Silva
Nunes, Mariana de França Neri
Teixeira, Guilherme Alves
Costa, Caio César Victor
Araújo, Yasmin Lins de
Silva, Maria Cecília de Melo
author_role author
author2 Figueiredo, Nathália de Brito
Neves, Halysson dos Santos
Berenguer, Maria Izabel Rodrigues
Júnior, José Carlos Batista das Mercês
Maciel, Mellania Mirelli Silva
Nunes, Mariana de França Neri
Teixeira, Guilherme Alves
Costa, Caio César Victor
Araújo, Yasmin Lins de
Silva, Maria Cecília de Melo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baracho, Mariana Mendes
Figueiredo, Nathália de Brito
Neves, Halysson dos Santos
Berenguer, Maria Izabel Rodrigues
Júnior, José Carlos Batista das Mercês
Maciel, Mellania Mirelli Silva
Nunes, Mariana de França Neri
Teixeira, Guilherme Alves
Costa, Caio César Victor
Araújo, Yasmin Lins de
Silva, Maria Cecília de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Bioquímica
ensino
monitoria acadêmica.
topic Bioquímica
ensino
monitoria acadêmica.
description É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455
10.34117/bjdv.v7i5.29455
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455/23232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45910-45916
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45910-45916
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45910-45916
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183814416302080
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29455