Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.29455 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455 |
Resumo: | É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão. |
id |
VERACRUZ-0_c42769a36c16aeff01c3abfd3f55ce81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29455 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating ContentBioquímicaensinomonitoria acadêmica.É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2945510.34117/bjdv.v7i5.29455Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45910-45916Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45910-45916Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45910-459162525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455/23232Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaracho, Mariana MendesFigueiredo, Nathália de BritoNeves, Halysson dos SantosBerenguer, Maria Izabel RodriguesJúnior, José Carlos Batista das MercêsMaciel, Mellania Mirelli SilvaNunes, Mariana de França NeriTeixeira, Guilherme AlvesCosta, Caio César VictorAraújo, Yasmin Lins deSilva, Maria Cecília de Melo2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29455Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:41.267857Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
title |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
spellingShingle |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content Baracho, Mariana Mendes Bioquímica ensino monitoria acadêmica. Baracho, Mariana Mendes Bioquímica ensino monitoria acadêmica. |
title_short |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
title_full |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
title_fullStr |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
title_full_unstemmed |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
title_sort |
Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content |
author |
Baracho, Mariana Mendes |
author_facet |
Baracho, Mariana Mendes Baracho, Mariana Mendes Figueiredo, Nathália de Brito Neves, Halysson dos Santos Berenguer, Maria Izabel Rodrigues Júnior, José Carlos Batista das Mercês Maciel, Mellania Mirelli Silva Nunes, Mariana de França Neri Teixeira, Guilherme Alves Costa, Caio César Victor Araújo, Yasmin Lins de Silva, Maria Cecília de Melo Figueiredo, Nathália de Brito Neves, Halysson dos Santos Berenguer, Maria Izabel Rodrigues Júnior, José Carlos Batista das Mercês Maciel, Mellania Mirelli Silva Nunes, Mariana de França Neri Teixeira, Guilherme Alves Costa, Caio César Victor Araújo, Yasmin Lins de Silva, Maria Cecília de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Nathália de Brito Neves, Halysson dos Santos Berenguer, Maria Izabel Rodrigues Júnior, José Carlos Batista das Mercês Maciel, Mellania Mirelli Silva Nunes, Mariana de França Neri Teixeira, Guilherme Alves Costa, Caio César Victor Araújo, Yasmin Lins de Silva, Maria Cecília de Melo |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baracho, Mariana Mendes Figueiredo, Nathália de Brito Neves, Halysson dos Santos Berenguer, Maria Izabel Rodrigues Júnior, José Carlos Batista das Mercês Maciel, Mellania Mirelli Silva Nunes, Mariana de França Neri Teixeira, Guilherme Alves Costa, Caio César Victor Araújo, Yasmin Lins de Silva, Maria Cecília de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioquímica ensino monitoria acadêmica. |
topic |
Bioquímica ensino monitoria acadêmica. |
description |
É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455 10.34117/bjdv.v7i5.29455 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29455/23232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45910-45916 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45910-45916 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45910-45916 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183814416302080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29455 |