Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547 |
Resumo: | Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. |
id |
VERACRUZ-0_c57447fa1e962aa5d9154fc1664b996d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8547 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-CeEducação Física EscolarEscola PúblicaInfraestrutura Escolar.Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/854710.34117/bjdv6n4-105Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18079-18094Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18079-18094Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18079-180942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547/7354Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Moacir PaivaBastos, Paulo Andrey de HolandaRomcy, Davi Moreira LimaPalacio, Diogo Queiroz AllenBrasileiro, Felipe CavalcanteHolanda, Regia Helvis Ribeiro deHolanda, Ana Beatriz Ribeiro de2020-05-27T16:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8547Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:55.138648Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
title |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
spellingShingle |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce Ribeiro, Moacir Paiva Educação Física Escolar Escola Pública Infraestrutura Escolar. |
title_short |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
title_full |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
title_fullStr |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
title_full_unstemmed |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
title_sort |
Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce |
author |
Ribeiro, Moacir Paiva |
author_facet |
Ribeiro, Moacir Paiva Bastos, Paulo Andrey de Holanda Romcy, Davi Moreira Lima Palacio, Diogo Queiroz Allen Brasileiro, Felipe Cavalcante Holanda, Regia Helvis Ribeiro de Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Paulo Andrey de Holanda Romcy, Davi Moreira Lima Palacio, Diogo Queiroz Allen Brasileiro, Felipe Cavalcante Holanda, Regia Helvis Ribeiro de Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Moacir Paiva Bastos, Paulo Andrey de Holanda Romcy, Davi Moreira Lima Palacio, Diogo Queiroz Allen Brasileiro, Felipe Cavalcante Holanda, Regia Helvis Ribeiro de Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Escola Pública Infraestrutura Escolar. |
topic |
Educação Física Escolar Escola Pública Infraestrutura Escolar. |
description |
Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547 10.34117/bjdv6n4-105 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547/7354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18079-18094 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18079-18094 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18079-18094 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645446593118208 |