Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Moacir Paiva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos, Paulo Andrey de Holanda, Romcy, Davi Moreira Lima, Palacio, Diogo Queiroz Allen, Brasileiro, Felipe Cavalcante, Holanda, Regia Helvis Ribeiro de, Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547
Resumo: Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. 
id VERACRUZ-0_c57447fa1e962aa5d9154fc1664b996d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8547
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-CeEducação Física EscolarEscola PúblicaInfraestrutura Escolar.Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/854710.34117/bjdv6n4-105Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18079-18094Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18079-18094Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18079-180942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547/7354Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Moacir PaivaBastos, Paulo Andrey de HolandaRomcy, Davi Moreira LimaPalacio, Diogo Queiroz AllenBrasileiro, Felipe CavalcanteHolanda, Regia Helvis Ribeiro deHolanda, Ana Beatriz Ribeiro de2020-05-27T16:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8547Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:55.138648Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
title Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
spellingShingle Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
Ribeiro, Moacir Paiva
Educação Física Escolar
Escola Pública
Infraestrutura Escolar.
title_short Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
title_full Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
title_fullStr Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
title_full_unstemmed Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
title_sort Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce / Physical space and teaching material: the sports infrastructure of public schools in the Araturi district - Caucaia-Ce
author Ribeiro, Moacir Paiva
author_facet Ribeiro, Moacir Paiva
Bastos, Paulo Andrey de Holanda
Romcy, Davi Moreira Lima
Palacio, Diogo Queiroz Allen
Brasileiro, Felipe Cavalcante
Holanda, Regia Helvis Ribeiro de
Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de
author_role author
author2 Bastos, Paulo Andrey de Holanda
Romcy, Davi Moreira Lima
Palacio, Diogo Queiroz Allen
Brasileiro, Felipe Cavalcante
Holanda, Regia Helvis Ribeiro de
Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Moacir Paiva
Bastos, Paulo Andrey de Holanda
Romcy, Davi Moreira Lima
Palacio, Diogo Queiroz Allen
Brasileiro, Felipe Cavalcante
Holanda, Regia Helvis Ribeiro de
Holanda, Ana Beatriz Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Escola Pública
Infraestrutura Escolar.
topic Educação Física Escolar
Escola Pública
Infraestrutura Escolar.
description Para o melhor aproveitamento das ações educacionais, torna-se necessária infraestrutura e materiais adequados para a construção de uma pratica pedagógica plena. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o espaço físico das escolas públicas nas series finais disponibilizado para a prática esportiva. A pesquisa tem ênfase ao caráter quantitativo, transversal e exploratória que utilizou como instrumento de pesquisa um checklist semiestruturado para observação da estrutura física, materiais específicos para as práticas a acessibilidade dos alunos. A mostra foi composta de 04 escolas públicas nas series finais do bairro Araturi, localizado no município de Caucaia-CE. Os dados evidenciam que, dos itens relacionados à estrutura física das escolas todas apresentam quadra poliesportiva, sendo 03 destas cobertas, todas contam com pátios cobertos, porém, nenhuma das instituições pesquisadas possui piscina, sala de dança e sala de lutas. Na segunda parte do checklist foram observados bolas e materiais específicos e neste item as escolas apresentaram um número de bolas satisfatório, sendo a maior quantidade de basquete. Nos materiais específicos onde se relacionava desde cordas, redes, mediciniball, etc. O item que teve maior presença entre esses materiais foram os cones, com 54 unidades. E quanto à acessibilidade dos escolares apenas nenhuma das instituições dispunha de uma arquitetura pensada para os alunos portadores de necessidades especiais. O que mais chamou atenção na pesquisa é que nas escolas nem as rampas para cadeirantes seguiam um padrão exigido pelas normas técnicas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547
10.34117/bjdv6n4-105
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8547/7354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18079-18094
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18079-18094
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18079-18094
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645446593118208