Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peroco, Taís Regina, da Silva, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n9-225
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398
Resumo: Objetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente.
id VERACRUZ-0_7881bf828bb313a06fc76ac9d929ae76
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52398
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical studentssimulação realísticapacienteacadêmicos de medicinaObjetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5239810.34117/bjdv8n9-225Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63795-63810Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63795-63810Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63795-638102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398/39147Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOhi, Andressa Keiko RibeiroPeroco, Taís Reginada Silva, Marcelo2022-09-23T14:30:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:46.195587Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
title Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
spellingShingle Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
simulação realística
paciente
acadêmicos de medicina
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
simulação realística
paciente
acadêmicos de medicina
title_short Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
title_full Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
title_fullStr Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
title_full_unstemmed Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
title_sort Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
author Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
author_facet Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
Peroco, Taís Regina
da Silva, Marcelo
Peroco, Taís Regina
da Silva, Marcelo
author_role author
author2 Peroco, Taís Regina
da Silva, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ohi, Andressa Keiko Ribeiro
Peroco, Taís Regina
da Silva, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv simulação realística
paciente
acadêmicos de medicina
topic simulação realística
paciente
acadêmicos de medicina
description Objetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398
10.34117/bjdv8n9-225
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398/39147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63795-63810
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63795-63810
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63795-63810
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183697868128256
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n9-225