Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n9-225 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398 |
Resumo: | Objetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente. |
id |
VERACRUZ-0_7881bf828bb313a06fc76ac9d929ae76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52398 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical studentssimulação realísticapacienteacadêmicos de medicinaObjetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5239810.34117/bjdv8n9-225Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63795-63810Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63795-63810Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63795-638102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398/39147Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOhi, Andressa Keiko RibeiroPeroco, Taís Reginada Silva, Marcelo2022-09-23T14:30:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:46.195587Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
title |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
spellingShingle |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students Ohi, Andressa Keiko Ribeiro simulação realística paciente acadêmicos de medicina Ohi, Andressa Keiko Ribeiro simulação realística paciente acadêmicos de medicina |
title_short |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
title_full |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
title_fullStr |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
title_full_unstemmed |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
title_sort |
Simulação realística e educação médica: uma ferramenta de ensino para os estudantes de medicina: Realistic simulation and medical education: a teaching tool for medical students |
author |
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro |
author_facet |
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Andressa Keiko Ribeiro Peroco, Taís Regina da Silva, Marcelo Peroco, Taís Regina da Silva, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Peroco, Taís Regina da Silva, Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ohi, Andressa Keiko Ribeiro Peroco, Taís Regina da Silva, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simulação realística paciente acadêmicos de medicina |
topic |
simulação realística paciente acadêmicos de medicina |
description |
Objetivo: realizar uma revisão de literatura para descrever o uso da simulação realística como ferramenta de ensino para melhor formação profissional, analisar os resultados das pesquisas obtidas e verificar a efetividade da simulação realística na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Realizou-se pesquisa eletrônica nas estratégias de busca Scielo Brasil, PubMed, Google Scholar e nas universidades brasileiras. Resultados: Constatou-se que a simulação realística, é uma ferramenta ímpar para a capacitação dos profissionais e treinamentos dos estudantes, um ensino versátil, inovador, que permite uma experiência parecida com o ambiente real, porém em um ambiente seguro e controlado, estimula o estudante a solucionar os problemas e ter um pensamento crítico, desenvolvendo sua autonomia e autoconfiança. Conclusão: Conclui-se que a simulação, simulação realística, está transformando a educação médica, no que diz respeito à confiança dos estudantes, formação do profissional e segurança do paciente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398 10.34117/bjdv8n9-225 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52398/39147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andressa Keiko Ribeiro Ohi, Taís Regina Peroco, Marcelo da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63795-63810 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63795-63810 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63795-63810 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183697868128256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-225 |