Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370 |
Resumo: | A propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo. |
id |
VERACRUZ-0_c7662cb4254f6339535287154edbccfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39370 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature reviewPandemia (COVID 19)Tecnologias na EducaçãoEnsino SuperiorA propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3937010.34117/bjdv7n11-177Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104319-104327Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104319-104327Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104319-1043272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Julliana de Souzade Sá, Ohanna Alegnasor BazanellaOrnellas, Lilian Caldas deGuimarães, Amanda da SilvaMedeiros, Adriana SantosVelloso, Camila SilvaSaar, Gean Carlos da SilvaSoares, Weliton Nunes2021-12-01T11:17:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39370Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:39.927288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
title |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
spellingShingle |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review Rodrigues, Julliana de Souza Pandemia (COVID 19) Tecnologias na Educação Ensino Superior |
title_short |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
title_full |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
title_fullStr |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
title_full_unstemmed |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
title_sort |
Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review |
author |
Rodrigues, Julliana de Souza |
author_facet |
Rodrigues, Julliana de Souza de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella Ornellas, Lilian Caldas de Guimarães, Amanda da Silva Medeiros, Adriana Santos Velloso, Camila Silva Saar, Gean Carlos da Silva Soares, Weliton Nunes |
author_role |
author |
author2 |
de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella Ornellas, Lilian Caldas de Guimarães, Amanda da Silva Medeiros, Adriana Santos Velloso, Camila Silva Saar, Gean Carlos da Silva Soares, Weliton Nunes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Julliana de Souza de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella Ornellas, Lilian Caldas de Guimarães, Amanda da Silva Medeiros, Adriana Santos Velloso, Camila Silva Saar, Gean Carlos da Silva Soares, Weliton Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia (COVID 19) Tecnologias na Educação Ensino Superior |
topic |
Pandemia (COVID 19) Tecnologias na Educação Ensino Superior |
description |
A propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370 10.34117/bjdv7n11-177 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104319-104327 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104319-104327 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104319-104327 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645565736517632 |