Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Julliana de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella, Ornellas, Lilian Caldas de, Guimarães, Amanda da Silva, Medeiros, Adriana Santos, Velloso, Camila Silva, Saar, Gean Carlos da Silva, Soares, Weliton Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370
Resumo: A propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo.
id VERACRUZ-0_c7662cb4254f6339535287154edbccfe
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39370
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature reviewPandemia (COVID 19)Tecnologias na EducaçãoEnsino SuperiorA propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3937010.34117/bjdv7n11-177Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104319-104327Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104319-104327Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104319-1043272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Julliana de Souzade Sá, Ohanna Alegnasor BazanellaOrnellas, Lilian Caldas deGuimarães, Amanda da SilvaMedeiros, Adriana SantosVelloso, Camila SilvaSaar, Gean Carlos da SilvaSoares, Weliton Nunes2021-12-01T11:17:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39370Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:39.927288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
title Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
spellingShingle Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
Rodrigues, Julliana de Souza
Pandemia (COVID 19)
Tecnologias na Educação
Ensino Superior
title_short Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
title_full Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
title_fullStr Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
title_full_unstemmed Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
title_sort Tecnologias na educação e sua relação com a pandemia (COVID 19): Revisão da literatura / Technologies in education and its relationship to the pandemy (COVID 19): Literature review
author Rodrigues, Julliana de Souza
author_facet Rodrigues, Julliana de Souza
de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella
Ornellas, Lilian Caldas de
Guimarães, Amanda da Silva
Medeiros, Adriana Santos
Velloso, Camila Silva
Saar, Gean Carlos da Silva
Soares, Weliton Nunes
author_role author
author2 de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella
Ornellas, Lilian Caldas de
Guimarães, Amanda da Silva
Medeiros, Adriana Santos
Velloso, Camila Silva
Saar, Gean Carlos da Silva
Soares, Weliton Nunes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Julliana de Souza
de Sá, Ohanna Alegnasor Bazanella
Ornellas, Lilian Caldas de
Guimarães, Amanda da Silva
Medeiros, Adriana Santos
Velloso, Camila Silva
Saar, Gean Carlos da Silva
Soares, Weliton Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia (COVID 19)
Tecnologias na Educação
Ensino Superior
topic Pandemia (COVID 19)
Tecnologias na Educação
Ensino Superior
description A propagação do vírus Covid-19 ocorreu de forma rápida e primeira estratégia montada para minimizar a difusão da doença é o distanciamento social para evitar aglomerações. Essa medida de controle atingiu o setor da educação que reformulou plano de ensino e passou a usar a tecnologia de informação e comunicação (TIC) dentro do processo educativo como instrumento de auxílio ao conhecimento. Nesse âmbito, esse estudo visa ampliar a discussão sobre novas formas do uso das tecnologias na educação em ensino superior e promover um comparativo com o uso das mesmas em tempo de distanciamento social em razão da pandemia por disseminação da doença viral Covid-19. Corresponde a um estudo qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, com o objetivo de analisar as produções sobre o uso de recursos tecnológicos como estratégia educativa em período de isolamento social devido a uma pandemia. O ensino superior que se apresenta em nível crescente, incorporou a tecnologia da informação em seu método de aprendizagem, dando a oportunidade do discente participar de forma ativa e o docente com a função fundamental de facilitador desse processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370
10.34117/bjdv7n11-177
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39370/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104319-104327
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104319-104327
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104319-104327
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565736517632