Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Daniela de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pechliye, Magda Medhat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307
Resumo: As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação.
id VERACRUZ-0_cad4fe141f3b6852a77c281835522f3c
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/307
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticasConceptions of College professors of a Biological Sciences course about practical laboratory classesLaboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training.As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação.Biology laboratory classes are considered necessary for scientific education, since they stimulate student’s creativity and ability to think. However, the way it has been addressed by teachers does not always guarantee the effectiveness of learning, especially if they are inserted in the context of traditional teaching. Therefore, this paper aims to analyze the conceptions of college teachers of a Biological Sciences course about the use that assigned to the practical laboratorial biology classes, as well as its importance for the training of undergraduate students.. The results showed that the subjects of the research use methods focused on a traditional way of teaching, from the way they conduct their practical classes using non-flexible scripts, to their conceptions about the need of these classes. Therefore, it is clear that teachers training needs to be improved both at elementary education and college levels.Vera CruzFrancisco, Daniela de OliveiraPechliye, Magda Medhat2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30710.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307Veras; v. 7, n. 1 (2017); 151-1712236-572910.14212/veras.vol7.n1.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:20:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
Conceptions of College professors of a Biological Sciences course about practical laboratory classes
title Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
spellingShingle Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
Francisco, Daniela de Oliveira
Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.
Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training.
title_short Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
title_full Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
title_fullStr Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
title_full_unstemmed Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
title_sort Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
author Francisco, Daniela de Oliveira
author_facet Francisco, Daniela de Oliveira
Pechliye, Magda Medhat
author_role author
author2 Pechliye, Magda Medhat
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Daniela de Oliveira
Pechliye, Magda Medhat
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.
Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training.
topic Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.
Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training.
description As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 7, n. 1 (2017); 151-171
2236-5729
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791812808704