Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307 |
Resumo: | As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação. |
id |
VERACRUZ-0_cad4fe141f3b6852a77c281835522f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/307 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticasConceptions of College professors of a Biological Sciences course about practical laboratory classesLaboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training.As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação.Biology laboratory classes are considered necessary for scientific education, since they stimulate student’s creativity and ability to think. However, the way it has been addressed by teachers does not always guarantee the effectiveness of learning, especially if they are inserted in the context of traditional teaching. Therefore, this paper aims to analyze the conceptions of college teachers of a Biological Sciences course about the use that assigned to the practical laboratorial biology classes, as well as its importance for the training of undergraduate students.. The results showed that the subjects of the research use methods focused on a traditional way of teaching, from the way they conduct their practical classes using non-flexible scripts, to their conceptions about the need of these classes. Therefore, it is clear that teachers training needs to be improved both at elementary education and college levels.Vera CruzFrancisco, Daniela de OliveiraPechliye, Magda Medhat2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30710.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307Veras; v. 7, n. 1 (2017); 151-1712236-572910.14212/veras.vol7.n1.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:20:40ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas Conceptions of College professors of a Biological Sciences course about practical laboratory classes |
title |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
spellingShingle |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas Francisco, Daniela de Oliveira Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores. Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training. |
title_short |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
title_full |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
title_fullStr |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
title_sort |
Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas |
author |
Francisco, Daniela de Oliveira |
author_facet |
Francisco, Daniela de Oliveira Pechliye, Magda Medhat |
author_role |
author |
author2 |
Pechliye, Magda Medhat |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Daniela de Oliveira Pechliye, Magda Medhat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores. Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training. |
topic |
Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores. Laboratory; Practical classes; Teaching; Teacher Training. |
description |
As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/307/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 7, n. 1 (2017); 151-171 2236-5729 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791812808704 |