Elevada prevalência de consumo inadequado de psicoestimulantes por universitários da área da saúde / High prevalence of inadequate psychostimulants use among students from health area

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Augusto Eleutério
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mata, Bianca Souza da, Filho, Carlos Ferreira, Fernandes, Fernanda Stheffani Abreu, Yamagata, Juliana Thamye, Medeiros, Linda Maria Avelar, Lebourg, Lorena Rocha, Sant’ana, Raphael Ghedin Servidei, Dias, Anna Marcella Neves, Mende, Nathália Barbosa do Espírito Santo, Franco, Danielle Cristina Zimmermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46516
Resumo: Os psicoestimulantes são substâncias capazes de aumentar o estado de alerta, desempenho intelectual e concentração dos usuários. O uso dessas substâncias têm crescido exponencialmente por estudantes na busca de um melhor desempenho acadêmico e seu uso irracional pode causar efeitos indesejáveis graves. O objetivo deste estudo foi conhecer a prevalência e delinear o perfil do estudante que utiliza psicoestimulantes como automedicação, além de investigar fatores associados a esse comportamento dentre universitários da área da saúde. Trata-se de um estudo observacional, de caráter transversal composto por 378 universitários da área da saúde que responderam a um questionário sobre o uso de substâncias psicoestimulantes. Os resultados demonstraram que a maior parte da amostra fez uso de alguma substância psicoestimulante visando melhorar o desempenho acadêmico. Observou-se que há um predomínio de mulheres, com média de idade 24±4,5 anos e que a  maioria dos universitários cursavam Medicina entre o quinto e o oitavo período em turno integral. Residir com os familiares foi encontrado como fator de proteção para esse comportamento. A cafeína foi a principal responsável pela alta prevalência no consumo de psicoestimulantes encontrada nesta amostra. Diante do achado, sugere-se a importância da participação das instituições de ensino superior na conscientização sobre o uso irracional dessa classe de substâncias, visando assim, diminuir o consumo e, consequentemente, o risco do surgimento de efeitos indesejáveis relacionados ao uso de psicoestimulantes.
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