Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria Jaciele de Jesus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Taynara da Costa, Reis, Elisana Silva, Duarte, Suzany de Souza, Simirio, Sara de Moraes, Cardoso, Vinicius Henrique Pinheiro, da Costa, Elisson Yan da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n9-016
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62724
Resumo: Objetivo: Analisar se fatores sociodemográficos (região, raça, sexo e faixa etária) estão associadas às taxas de mortalidade por câncer de estômago no Brasil no periodo de 2009 a 2019. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico-descritivo considerando óbitos por câncer de estômago no Brasil, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão, pelo código C16. As variáveis sociodemográficas consideradas para esse estudo foram categorizadas da seguinte maneira: ano do óbito, sexo, região geográfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste), faixa etária, raça/etnia (branca, preta, amarela, parda, indigena). Resultados: Os resultados foram apresentados em dois gráficos e três tabelas. O primeiro gráfico corresponde à evolução do número de óbitos por câncer de estômago; o segundo mostra a evolução do número de óbitos de câncer de estômago por região. Enquanto que nas tabelas, a primeira é sobre a distribuição de óbitos por faixa etária e sexo; a segunda é a Distribuição dos óbitos por Sexo e Raça/Cor e a terceira é relacionada com a distribuição de óbitos de câncer de estômago por região. Conclusão: Diante da temática apresentada, pode-se observar a evolução da quantidade de óbitos, sendo necessária medidas como promoção de saúde e prevenção de agravos para que haja diminuição desses óbitos.
id VERACRUZ-0_cb78f98686af16b24d602b441715baa2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62724
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019) Câncer de EstômagoepidemiologiamortalidadeObjetivo: Analisar se fatores sociodemográficos (região, raça, sexo e faixa etária) estão associadas às taxas de mortalidade por câncer de estômago no Brasil no periodo de 2009 a 2019. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico-descritivo considerando óbitos por câncer de estômago no Brasil, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão, pelo código C16. As variáveis sociodemográficas consideradas para esse estudo foram categorizadas da seguinte maneira: ano do óbito, sexo, região geográfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste), faixa etária, raça/etnia (branca, preta, amarela, parda, indigena). Resultados: Os resultados foram apresentados em dois gráficos e três tabelas. O primeiro gráfico corresponde à evolução do número de óbitos por câncer de estômago; o segundo mostra a evolução do número de óbitos de câncer de estômago por região. Enquanto que nas tabelas, a primeira é sobre a distribuição de óbitos por faixa etária e sexo; a segunda é a Distribuição dos óbitos por Sexo e Raça/Cor e a terceira é relacionada com a distribuição de óbitos de câncer de estômago por região. Conclusão: Diante da temática apresentada, pode-se observar a evolução da quantidade de óbitos, sendo necessária medidas como promoção de saúde e prevenção de agravos para que haja diminuição desses óbitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6272410.34117/bjdv9n9-016Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 25805-25817Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 25805-25817Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 25805-258172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62724/45133Matos, Maria Jaciele de JesusSilva, Taynara da CostaReis, Elisana SilvaDuarte, Suzany de SouzaSimirio, Sara de MoraesCardoso, Vinicius Henrique Pinheiroda Costa, Elisson Yan da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T19:24:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:26.522736Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
title Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
spellingShingle Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
Matos, Maria Jaciele de Jesus
Câncer de Estômago
epidemiologia
mortalidade
Matos, Maria Jaciele de Jesus
Câncer de Estômago
epidemiologia
mortalidade
title_short Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
title_full Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
title_fullStr Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
title_full_unstemmed Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
title_sort Análise epidemiológica de mortes por Câncer de Estômago no Brasil (2009-2019)
author Matos, Maria Jaciele de Jesus
author_facet Matos, Maria Jaciele de Jesus
Matos, Maria Jaciele de Jesus
Silva, Taynara da Costa
Reis, Elisana Silva
Duarte, Suzany de Souza
Simirio, Sara de Moraes
Cardoso, Vinicius Henrique Pinheiro
da Costa, Elisson Yan da Silva
Silva, Taynara da Costa
Reis, Elisana Silva
Duarte, Suzany de Souza
Simirio, Sara de Moraes
Cardoso, Vinicius Henrique Pinheiro
da Costa, Elisson Yan da Silva
author_role author
author2 Silva, Taynara da Costa
Reis, Elisana Silva
Duarte, Suzany de Souza
Simirio, Sara de Moraes
Cardoso, Vinicius Henrique Pinheiro
da Costa, Elisson Yan da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Maria Jaciele de Jesus
Silva, Taynara da Costa
Reis, Elisana Silva
Duarte, Suzany de Souza
Simirio, Sara de Moraes
Cardoso, Vinicius Henrique Pinheiro
da Costa, Elisson Yan da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer de Estômago
epidemiologia
mortalidade
topic Câncer de Estômago
epidemiologia
mortalidade
description Objetivo: Analisar se fatores sociodemográficos (região, raça, sexo e faixa etária) estão associadas às taxas de mortalidade por câncer de estômago no Brasil no periodo de 2009 a 2019. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico-descritivo considerando óbitos por câncer de estômago no Brasil, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão, pelo código C16. As variáveis sociodemográficas consideradas para esse estudo foram categorizadas da seguinte maneira: ano do óbito, sexo, região geográfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste), faixa etária, raça/etnia (branca, preta, amarela, parda, indigena). Resultados: Os resultados foram apresentados em dois gráficos e três tabelas. O primeiro gráfico corresponde à evolução do número de óbitos por câncer de estômago; o segundo mostra a evolução do número de óbitos de câncer de estômago por região. Enquanto que nas tabelas, a primeira é sobre a distribuição de óbitos por faixa etária e sexo; a segunda é a Distribuição dos óbitos por Sexo e Raça/Cor e a terceira é relacionada com a distribuição de óbitos de câncer de estômago por região. Conclusão: Diante da temática apresentada, pode-se observar a evolução da quantidade de óbitos, sendo necessária medidas como promoção de saúde e prevenção de agravos para que haja diminuição desses óbitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62724
10.34117/bjdv9n9-016
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62724
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n9-016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62724/45133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 25805-25817
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 25805-25817
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 25805-25817
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219049575120896
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n9-016