O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fabio Jose Antonio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima, Cunha, Fernando Icaro Jorge, Rego, Lucas Barroso, Ribeiro, Gilson Alves, Polak, Avanilde, Grzebieluka, Douglas, de oliveira, Keithy Juliane, Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim, Barbosa, Vinícius Guiraldelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028
Resumo: No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo.
id VERACRUZ-0_ccc56240401bd99fe2f9799793396efa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46028
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemicaprendizagemensinoeducação infantilpandemia.No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4602810.34117/bjdv8n4-056Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23563-23577Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23563-23577Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23563-235772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fabio Jose AntonioNyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira LimaCunha, Fernando Icaro JorgeRego, Lucas BarrosoRibeiro, Gilson AlvesPolak, AvanildeGrzebieluka, Douglasde oliveira, Keithy JulianeAroucha, Luzimary de Jesus AmorimBarbosa, Vinícius Guiraldelli2022-06-22T19:37:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46028Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:18.377334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
title O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
da Silva, Fabio Jose Antonio
aprendizagem
ensino
educação infantil
pandemia.
title_short O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
title_full O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
title_sort O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
author da Silva, Fabio Jose Antonio
author_facet da Silva, Fabio Jose Antonio
Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Rego, Lucas Barroso
Ribeiro, Gilson Alves
Polak, Avanilde
Grzebieluka, Douglas
de oliveira, Keithy Juliane
Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim
Barbosa, Vinícius Guiraldelli
author_role author
author2 Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Rego, Lucas Barroso
Ribeiro, Gilson Alves
Polak, Avanilde
Grzebieluka, Douglas
de oliveira, Keithy Juliane
Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim
Barbosa, Vinícius Guiraldelli
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fabio Jose Antonio
Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Rego, Lucas Barroso
Ribeiro, Gilson Alves
Polak, Avanilde
Grzebieluka, Douglas
de oliveira, Keithy Juliane
Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim
Barbosa, Vinícius Guiraldelli
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
ensino
educação infantil
pandemia.
topic aprendizagem
ensino
educação infantil
pandemia.
description No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028
10.34117/bjdv8n4-056
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23563-23577
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23563-23577
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23563-23577
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645589800288256