O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028 |
Resumo: | No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo. |
id |
VERACRUZ-0_ccc56240401bd99fe2f9799793396efa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46028 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemicaprendizagemensinoeducação infantilpandemia.No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4602810.34117/bjdv8n4-056Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23563-23577Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23563-23577Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23563-235772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fabio Jose AntonioNyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira LimaCunha, Fernando Icaro JorgeRego, Lucas BarrosoRibeiro, Gilson AlvesPolak, AvanildeGrzebieluka, Douglasde oliveira, Keithy JulianeAroucha, Luzimary de Jesus AmorimBarbosa, Vinícius Guiraldelli2022-06-22T19:37:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46028Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:18.377334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
title |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
spellingShingle |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic da Silva, Fabio Jose Antonio aprendizagem ensino educação infantil pandemia. |
title_short |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
title_full |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
title_fullStr |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
title_sort |
O processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia / The teaching and learning process in early childhood education in times of pandemic |
author |
da Silva, Fabio Jose Antonio |
author_facet |
da Silva, Fabio Jose Antonio Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima Cunha, Fernando Icaro Jorge Rego, Lucas Barroso Ribeiro, Gilson Alves Polak, Avanilde Grzebieluka, Douglas de oliveira, Keithy Juliane Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim Barbosa, Vinícius Guiraldelli |
author_role |
author |
author2 |
Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima Cunha, Fernando Icaro Jorge Rego, Lucas Barroso Ribeiro, Gilson Alves Polak, Avanilde Grzebieluka, Douglas de oliveira, Keithy Juliane Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim Barbosa, Vinícius Guiraldelli |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Fabio Jose Antonio Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima Cunha, Fernando Icaro Jorge Rego, Lucas Barroso Ribeiro, Gilson Alves Polak, Avanilde Grzebieluka, Douglas de oliveira, Keithy Juliane Aroucha, Luzimary de Jesus Amorim Barbosa, Vinícius Guiraldelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem ensino educação infantil pandemia. |
topic |
aprendizagem ensino educação infantil pandemia. |
description |
No âmbito da educação, muitas das medidas que os países adotaram em resposta à crise causada pela pandemia estão relacionadas com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis, o que deu origem a três eixos principais de ação: a implantação de modalidades de ensino a distância por meio de diversos formatos e plataformas, o apoio e mobilização do pessoal da educação e das comunidades e a preocupação com a saúde e bem-estar geral dos alunos e dos educadores. O objetivo deste estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia. Sob essa abordagem, o valor deve ser atribuído à competências entre os professores para a educação infantil em tempos de pandemia que incluem um conjunto reduzido de objetivos fundamentais de aprendizagem em diferentes disciplinas, priorização do currículo para o currículo atual, adotando uma abordagem modular do conteúdo por nível, mudança da educação básica para novas aprendizagens associadas a objetivos integrados ou significativos que pode criar ligações entre assuntos. A adaptação, flexibilidade e contextualização curricular devem abordar elementos como a priorização de objetivos de aprendizagem remota que permitem uma melhor compreensão e resposta a crise, incorporando aspectos relacionados ao cuidado, pensamento crítico e reflexivo e um equilíbrio que deve ser buscada entre a identificação de competências essenciais, que serão necessárias para continuar a aprendizagem, e aprofundando o caráter integral e humanístico da educação, sem ceder à pressão para fortalecer apenas a aprendizagem instrumental. A metodologia do estudo foi a bibliográfica descritiva por meio da coleta de informações em artigos relacionados ao tema proposto neste estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028 10.34117/bjdv8n4-056 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46028/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23563-23577 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23563-23577 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23563-23577 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645589800288256 |