Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921 |
Resumo: | Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_cce9fd71c6bd276c0db6e2fe51e54b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13921 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approachesEnsino de matemáticaestatística básicamaterial concretoprática docente.Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1392110.34117/bjdv6n7-692Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51397-51406Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51397-51406Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51397-514062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921/11641Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alex SantosRibeiro, Mateus FerreiraBarreira, Jonas SouzaCosta, Bruno Sebastião Rodrigues daNascimento, Ueslei dos SantosRodrigues, Izaias SilvaLima, Eusom PassosMachado, Selma de Nazaré Vilhena2020-08-11T15:17:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13921Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:22.195341Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
title |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
spellingShingle |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches Rodrigues, Alex Santos Ensino de matemática estatística básica material concreto prática docente. |
title_short |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
title_full |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
title_fullStr |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
title_full_unstemmed |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
title_sort |
Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches |
author |
Rodrigues, Alex Santos |
author_facet |
Rodrigues, Alex Santos Ribeiro, Mateus Ferreira Barreira, Jonas Souza Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da Nascimento, Ueslei dos Santos Rodrigues, Izaias Silva Lima, Eusom Passos Machado, Selma de Nazaré Vilhena |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Mateus Ferreira Barreira, Jonas Souza Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da Nascimento, Ueslei dos Santos Rodrigues, Izaias Silva Lima, Eusom Passos Machado, Selma de Nazaré Vilhena |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alex Santos Ribeiro, Mateus Ferreira Barreira, Jonas Souza Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da Nascimento, Ueslei dos Santos Rodrigues, Izaias Silva Lima, Eusom Passos Machado, Selma de Nazaré Vilhena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática estatística básica material concreto prática docente. |
topic |
Ensino de matemática estatística básica material concreto prática docente. |
description |
Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921 10.34117/bjdv6n7-692 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921/11641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51397-51406 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51397-51406 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51397-51406 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645467002601472 |