Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alex Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Mateus Ferreira, Barreira, Jonas Souza, Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da, Nascimento, Ueslei dos Santos, Rodrigues, Izaias Silva, Lima, Eusom Passos, Machado, Selma de Nazaré Vilhena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921
Resumo: Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. 
id VERACRUZ-0_cce9fd71c6bd276c0db6e2fe51e54b87
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13921
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approachesEnsino de matemáticaestatística básicamaterial concretoprática docente.Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1392110.34117/bjdv6n7-692Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51397-51406Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51397-51406Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51397-514062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921/11641Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alex SantosRibeiro, Mateus FerreiraBarreira, Jonas SouzaCosta, Bruno Sebastião Rodrigues daNascimento, Ueslei dos SantosRodrigues, Izaias SilvaLima, Eusom PassosMachado, Selma de Nazaré Vilhena2020-08-11T15:17:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13921Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:22.195341Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
title Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
spellingShingle Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
Rodrigues, Alex Santos
Ensino de matemática
estatística básica
material concreto
prática docente.
title_short Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
title_full Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
title_fullStr Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
title_full_unstemmed Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
title_sort Um ensino de estatística via abordagens lúdicas / A statistics teaching through playing approaches
author Rodrigues, Alex Santos
author_facet Rodrigues, Alex Santos
Ribeiro, Mateus Ferreira
Barreira, Jonas Souza
Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da
Nascimento, Ueslei dos Santos
Rodrigues, Izaias Silva
Lima, Eusom Passos
Machado, Selma de Nazaré Vilhena
author_role author
author2 Ribeiro, Mateus Ferreira
Barreira, Jonas Souza
Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da
Nascimento, Ueslei dos Santos
Rodrigues, Izaias Silva
Lima, Eusom Passos
Machado, Selma de Nazaré Vilhena
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alex Santos
Ribeiro, Mateus Ferreira
Barreira, Jonas Souza
Costa, Bruno Sebastião Rodrigues da
Nascimento, Ueslei dos Santos
Rodrigues, Izaias Silva
Lima, Eusom Passos
Machado, Selma de Nazaré Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
estatística básica
material concreto
prática docente.
topic Ensino de matemática
estatística básica
material concreto
prática docente.
description Neste estudo objetivamos relatar sobre nossas experiencias vivenciadas durante um estágio supervisionado no Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. A pesquisa ocorreu na escola pública estadual Prof.ª Ecila Pantoja da Rocha, localizada na cidade do Moju/PA. Descrevemos acerca de duas partes fundamentais da experiência de estágio: observação e aplicação. Durante a observação, realizada em uma turma do 1° ano e em uma turma do 3° ano, foram feitas anotações acerca da realidade escolar, e da prática dos professores em sala de aula. A partir da análise destas anotações, o foco da intervenção voltou-se para a turma do 3º ano com o conteúdo de Estatística Básica. Aplicamos um Projeto de Intervenção na escola, em que cada dupla de estagiários abordaria seus respectivos assuntos através de atividades lúdicas, mostrando aos alunos uma matemática mais palpável e divertida. Os resultados mostram eu por mais que as aulas expositivas sejam importantes, é preciso também que o professor amplie sua gama de conhecimentos com novas estratégias e metodologias de ensino. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921
10.34117/bjdv6n7-692
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13921/11641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51397-51406
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51397-51406
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51397-51406
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645467002601472