Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119 |
Resumo: | O presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente. |
id |
VERACRUZ-0_ceda34a0fb39c979064c7aeb1cc7f9f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25119 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilitiesFormação ContinuadaPré-EscolaInterações e BrincadeirasO presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2511910.34117/bjdv7n2-466Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18392-18410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18392-18410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18392-184102525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119/20020Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuterres, Ione da SilvaOliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga deMelo, José Carlos de2022-06-24T19:06:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25119Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:44.980329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
title |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
spellingShingle |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities Guterres, Ione da Silva Formação Continuada Pré-Escola Interações e Brincadeiras |
title_short |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
title_full |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
title_fullStr |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
title_full_unstemmed |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
title_sort |
Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities |
author |
Guterres, Ione da Silva |
author_facet |
Guterres, Ione da Silva Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de Melo, José Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de Melo, José Carlos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guterres, Ione da Silva Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de Melo, José Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Pré-Escola Interações e Brincadeiras |
topic |
Formação Continuada Pré-Escola Interações e Brincadeiras |
description |
O presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119 10.34117/bjdv7n2-466 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119/20020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18392-18410 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18392-18410 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18392-18410 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645513036136448 |