Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Ione da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de, Melo, José Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119
Resumo: O presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente.
id VERACRUZ-0_ceda34a0fb39c979064c7aeb1cc7f9f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25119
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilitiesFormação ContinuadaPré-EscolaInterações e BrincadeirasO presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2511910.34117/bjdv7n2-466Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18392-18410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18392-18410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18392-184102525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119/20020Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuterres, Ione da SilvaOliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga deMelo, José Carlos de2022-06-24T19:06:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25119Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:44.980329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
title Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
spellingShingle Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
Guterres, Ione da Silva
Formação Continuada
Pré-Escola
Interações e Brincadeiras
title_short Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
title_full Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
title_fullStr Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
title_full_unstemmed Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
title_sort Formação continuada das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras: entre os desafios e as possibilidades/ Continuing education of children's educators in the context of interactions and plays: among challenges and possibilities
author Guterres, Ione da Silva
author_facet Guterres, Ione da Silva
Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de
Melo, José Carlos de
author_role author
author2 Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de
Melo, José Carlos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Ione da Silva
Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de
Melo, José Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Pré-Escola
Interações e Brincadeiras
topic Formação Continuada
Pré-Escola
Interações e Brincadeiras
description O presente artigo refere-se à pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, considerando o processo formativo docente. O estudo objetivou apresentar os desafios e as possibilidades das educadoras da pré-escola sobre a formação continuada na área das brincadeiras e interações, como elemento norteador para as práticas educativas com as crianças. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões das formações continuadas num período pandêmico no qual a pesquisa foi realizada (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a opção metodológica pelos instrumentos de coleta de dados deu-se pela aplicação do questionário utilizando o formulário Google Forms, cujos resultados comprovam que existem desafios a serem superados tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco. Trata-se de um estudo relevante no contexto da formação continuada que tem como meta proporcionar possibilidades para que as interações e brincadeiras sejam consideradas no contexto educacional como norteadoras da pratica docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119
10.34117/bjdv7n2-466
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25119/20020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18392-18410
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18392-18410
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18392-18410
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645513036136448