O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardin, Francielle Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, André Lima, Teixeira, Bruno Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de dois estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), primeiro e segundo autores, com a introdução do conceito de proporção através da Resolução de Problemas no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, apresentando o planejamento da aula e o relato da regência em sala de aula. A experiência ocorreu em 2017, em uma escola pública de Londrina (PR) com a participação de 15 alunos de 7º ano. A abordagem de ensinar através da Resolução de Problemas possibilitou, aos alunos, participação ativa na aula e, aos estagiários, a exploração de estratégias utilizadas pelos discentes e discussões realizadas para desencadear a construção do conceito de proporção.
id VERACRUZ-0_d07f2e4362ba7b90e9e8267d77ca76b9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15415
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem SolvingEducação MatemáticaEstágio Curricular SupervisionadoResolução de ProblemasProporção.O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de dois estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), primeiro e segundo autores, com a introdução do conceito de proporção através da Resolução de Problemas no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, apresentando o planejamento da aula e o relato da regência em sala de aula. A experiência ocorreu em 2017, em uma escola pública de Londrina (PR) com a participação de 15 alunos de 7º ano. A abordagem de ensinar através da Resolução de Problemas possibilitou, aos alunos, participação ativa na aula e, aos estagiários, a exploração de estratégias utilizadas pelos discentes e discussões realizadas para desencadear a construção do conceito de proporção.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1541510.34117/bjdv6n8-476Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60724-60738Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60724-60738Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60724-607382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415/12683Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGardin, Francielle SilvaRodrigues, André LimaTeixeira, Bruno Rodrigo2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:05.707049Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
title O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
spellingShingle O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
Gardin, Francielle Silva
Educação Matemática
Estágio Curricular Supervisionado
Resolução de Problemas
Proporção.
title_short O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
title_full O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
title_fullStr O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
title_full_unstemmed O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
title_sort O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas / Teaching the Proportion Concept Through Problem Solving
author Gardin, Francielle Silva
author_facet Gardin, Francielle Silva
Rodrigues, André Lima
Teixeira, Bruno Rodrigo
author_role author
author2 Rodrigues, André Lima
Teixeira, Bruno Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardin, Francielle Silva
Rodrigues, André Lima
Teixeira, Bruno Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Estágio Curricular Supervisionado
Resolução de Problemas
Proporção.
topic Educação Matemática
Estágio Curricular Supervisionado
Resolução de Problemas
Proporção.
description O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de dois estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), primeiro e segundo autores, com a introdução do conceito de proporção através da Resolução de Problemas no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, apresentando o planejamento da aula e o relato da regência em sala de aula. A experiência ocorreu em 2017, em uma escola pública de Londrina (PR) com a participação de 15 alunos de 7º ano. A abordagem de ensinar através da Resolução de Problemas possibilitou, aos alunos, participação ativa na aula e, aos estagiários, a exploração de estratégias utilizadas pelos discentes e discussões realizadas para desencadear a construção do conceito de proporção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415
10.34117/bjdv6n8-476
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415/12683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60724-60738
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60724-60738
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60724-60738
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473193394176