A pós-graduação stricto sensu em direito e a formação pedagógica: questões qualitativas de eficácia do direito à educação / The stricto sensu postgraduate studies in law and pedagogical training: qualitative issues of the effectiveness of the right to education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenceslau, Maurinice Evaristo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo, Ailene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48715
Resumo: A educação tem sido instrumento relevante para o exercício da cidadania em nosso Estado Democrático de Direito. A partir desta premissa, o presente artigo, extraído da pesquisa em andamento, tem por objetivo a análise dos Direitos Humanos Fundamentais e a educação superior em razão da não obrigatoriedade curricular de oferta de formação pedagógica nos cursos de pós graduação em Direito stricto sensu. Neste contexto, buscou-se uma reflexão teórica acerca da formação pedagógica docente para a educação superior pelos cursos de pós-graduação stricto sensu da área de Direito no Brasil. Para tanto, estabelecemos como problemática se a pós-graduação contribui para a formação pedagógica dos docentes do curso de Direito e se esta formação tem sido efetiva para o exercício docente dos professores de Direito, considerando que tais ferramentas se caracterizam uma prática docente qualitativa de ensino. Adotou-se o método hipotético-dedutivo, com pesquisa bibliográfica em abordagem crítica e interdisciplinar, no período de 2006 a 2016. Concluiu-se pela necessidade de desenvolvimento por meio de inclusão curricular de disciplina teórica e de prática docente nos cursos stricto sensu em Direito como valorização docente nas universidades brasileiras.
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