O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946 |
Resumo: | As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. |
id |
VERACRUZ-0_d1a4f037bd16ae95799709791af8e1e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12946 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classesSequência didáticaAulas práticasAprendizagem significativa.As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1294610.34117/bjdv6n7-217Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45105-45122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45105-45122Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45105-451222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946/10877Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Maria da Conceição PereiraSantos, Josivan Washington M. dosSilva, Flávia Carolina Lins daGuilherme, Betânia Cristina2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12946Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:52.657631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
title |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
spellingShingle |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes Barbosa, Maria da Conceição Pereira Sequência didática Aulas práticas Aprendizagem significativa. |
title_short |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
title_full |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
title_fullStr |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
title_full_unstemmed |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
title_sort |
O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes |
author |
Barbosa, Maria da Conceição Pereira |
author_facet |
Barbosa, Maria da Conceição Pereira Santos, Josivan Washington M. dos Silva, Flávia Carolina Lins da Guilherme, Betânia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Josivan Washington M. dos Silva, Flávia Carolina Lins da Guilherme, Betânia Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maria da Conceição Pereira Santos, Josivan Washington M. dos Silva, Flávia Carolina Lins da Guilherme, Betânia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Aulas práticas Aprendizagem significativa. |
topic |
Sequência didática Aulas práticas Aprendizagem significativa. |
description |
As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946 10.34117/bjdv6n7-217 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946/10877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45105-45122 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45105-45122 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45105-45122 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645463195222016 |