O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria da Conceição Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Josivan Washington M. dos, Silva, Flávia Carolina Lins da, Guilherme, Betânia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946
Resumo: As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. 
id VERACRUZ-0_d1a4f037bd16ae95799709791af8e1e2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12946
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classesSequência didáticaAulas práticasAprendizagem significativa.As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1294610.34117/bjdv6n7-217Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45105-45122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45105-45122Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45105-451222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946/10877Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Maria da Conceição PereiraSantos, Josivan Washington M. dosSilva, Flávia Carolina Lins daGuilherme, Betânia Cristina2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12946Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:52.657631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
title O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
spellingShingle O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
Barbosa, Maria da Conceição Pereira
Sequência didática
Aulas práticas
Aprendizagem significativa.
title_short O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
title_full O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
title_fullStr O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
title_full_unstemmed O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
title_sort O ensino de botânica por meio de sequência didática: uma experiência no ensino de ciências com aulas práticas / The teaching of botany through didactic sequence: an experience in teaching science with practical classes
author Barbosa, Maria da Conceição Pereira
author_facet Barbosa, Maria da Conceição Pereira
Santos, Josivan Washington M. dos
Silva, Flávia Carolina Lins da
Guilherme, Betânia Cristina
author_role author
author2 Santos, Josivan Washington M. dos
Silva, Flávia Carolina Lins da
Guilherme, Betânia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria da Conceição Pereira
Santos, Josivan Washington M. dos
Silva, Flávia Carolina Lins da
Guilherme, Betânia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Aulas práticas
Aprendizagem significativa.
topic Sequência didática
Aulas práticas
Aprendizagem significativa.
description As aulas do ensino de ciências ainda são estruturadas na metodologia tradicional. Nas aulas de botânica percebemos que esse problema gera a falta de motivação nos educandos, pois faltam interação, e participação direta no do processo de construção do conhecimento. Para a botânica, determinados conteúdos representam verdadeiros desafios para serem ministrados, e o docente precisa além das aulas teóricas com aplicação de conceitos, interagir com os discentes utilizando outras metodologias. A partir dessa problemática elaboramos uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática, tendo como base aulas práticas, onde os educandos participaram ativamente do processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo registrar a importância das aulas práticas de botânica para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 58 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, situada em Camaragibe-PE. O trabalho é de natureza qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a aplicação de um questionário pré e pós-realização da sequência didática com atividades práticas, onde os educandos desenvolveram o processo reprodutivo e evolutivo das briófitas e pteridófitas, através de aulas práticas. Os resultados encontrados evidenciaram que, os mesmos, tinham dificuldades na compreensão desses dois grupos de plantas, porém, a sequência didática desenvolvida colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes, através dos trabalhos realizados pelos mesmos. Consideramos que o objetivo proposto foi alcançado, pois os educandos refletiram criticamente, e produziram as atividades relacionando o conhecimento prévio com o conhecimento científico, internalizando uma aprendizagem significativa. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946
10.34117/bjdv6n7-217
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12946/10877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45105-45122
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45105-45122
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45105-45122
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645463195222016