Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-486 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508 |
Resumo: | As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. |
id |
VERACRUZ-0_d2764935a995c242e20c6ae493e16dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13508 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational contextGestão democrática. Gestão participativa. Educação.As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1350810.34117/bjdv6n7-486Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48564-48570Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48564-48570Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48564-485702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508/11322Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Lourenço Felipe AguiarTeixeira, Cosma AmaralJúnior, João Raimundo BatalhaKaczan, Maria Anita Vieira LustosaMarques, Marcelo KaczanFiuza Fialho, Lia MachadoDuarte, Dandara SilvaSilva Antunes, Gabriele da2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13508Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:09.236863Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
title |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
spellingShingle |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar Gestão democrática. Gestão participativa. Educação. de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar Gestão democrática. Gestão participativa. Educação. |
title_short |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
title_full |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
title_fullStr |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
title_sort |
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context |
author |
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar |
author_facet |
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar Teixeira, Cosma Amaral Júnior, João Raimundo Batalha Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa Marques, Marcelo Kaczan Fiuza Fialho, Lia Machado Duarte, Dandara Silva Silva Antunes, Gabriele da Teixeira, Cosma Amaral Júnior, João Raimundo Batalha Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa Marques, Marcelo Kaczan Fiuza Fialho, Lia Machado Duarte, Dandara Silva Silva Antunes, Gabriele da |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Cosma Amaral Júnior, João Raimundo Batalha Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa Marques, Marcelo Kaczan Fiuza Fialho, Lia Machado Duarte, Dandara Silva Silva Antunes, Gabriele da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar Teixeira, Cosma Amaral Júnior, João Raimundo Batalha Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa Marques, Marcelo Kaczan Fiuza Fialho, Lia Machado Duarte, Dandara Silva Silva Antunes, Gabriele da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática. Gestão participativa. Educação. |
topic |
Gestão democrática. Gestão participativa. Educação. |
description |
As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508 10.34117/bjdv6n7-486 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508/11322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48564-48570 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48564-48570 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48564-48570 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777681539072 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-486 |