Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Cosma Amaral, Júnior, João Raimundo Batalha, Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa, Marques, Marcelo Kaczan, Fiuza Fialho, Lia Machado, Duarte, Dandara Silva, Silva Antunes, Gabriele da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-486
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508
Resumo: As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. 
id VERACRUZ-0_d2764935a995c242e20c6ae493e16dc7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13508
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational contextGestão democrática. Gestão participativa. Educação.As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1350810.34117/bjdv6n7-486Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48564-48570Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48564-48570Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48564-485702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508/11322Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Lourenço Felipe AguiarTeixeira, Cosma AmaralJúnior, João Raimundo BatalhaKaczan, Maria Anita Vieira LustosaMarques, Marcelo KaczanFiuza Fialho, Lia MachadoDuarte, Dandara SilvaSilva Antunes, Gabriele da2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13508Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:09.236863Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
title Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
spellingShingle Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
Gestão democrática. Gestão participativa. Educação.
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
Gestão democrática. Gestão participativa. Educação.
title_short Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
title_full Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
title_fullStr Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
title_full_unstemmed Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
title_sort Gestão democrática e participativa: sua relevância no contexto educacional / Democratic and participative management: its relevance in the educational context
author de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
author_facet de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
Teixeira, Cosma Amaral
Júnior, João Raimundo Batalha
Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa
Marques, Marcelo Kaczan
Fiuza Fialho, Lia Machado
Duarte, Dandara Silva
Silva Antunes, Gabriele da
Teixeira, Cosma Amaral
Júnior, João Raimundo Batalha
Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa
Marques, Marcelo Kaczan
Fiuza Fialho, Lia Machado
Duarte, Dandara Silva
Silva Antunes, Gabriele da
author_role author
author2 Teixeira, Cosma Amaral
Júnior, João Raimundo Batalha
Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa
Marques, Marcelo Kaczan
Fiuza Fialho, Lia Machado
Duarte, Dandara Silva
Silva Antunes, Gabriele da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Lourenço Felipe Aguiar
Teixeira, Cosma Amaral
Júnior, João Raimundo Batalha
Kaczan, Maria Anita Vieira Lustosa
Marques, Marcelo Kaczan
Fiuza Fialho, Lia Machado
Duarte, Dandara Silva
Silva Antunes, Gabriele da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática. Gestão participativa. Educação.
topic Gestão democrática. Gestão participativa. Educação.
description As interlocuções deste escrito objetivam compreender a relevância da gestão democrática e participativa no campo educacional. Tal pesquisa é fundamentada com embasamentos teóricos de autores que tratam da referida temática, tais como; Libâneo (2008) e Lück (2009), além da legislação em vigor, mais especificamente o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, e da Constituição Federal de 1988. Conclui-se que preceitos legais e os ideais teóricos dos autores estudados concorrem para ampliar a importância do modelo de gestão democrática e participativa, tão basilar para o fomento de uma educação dialógica e partilhada. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508
10.34117/bjdv6n7-486
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13508/11322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48564-48570
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48564-48570
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48564-48570
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777681539072
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-486