Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portilho, Evelise Maria Labatut
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Katia Ethiénne Esteves dos, Torres, Patricia Lupion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773
Resumo: Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos.
id VERACRUZ-0_d40ccc720d1f4597cb5d208c8351aae7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26773
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practicesEstilos de AprendizagemEducação a DistânciaPrática Didático-pedagógicaFormação Continuada.Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2677310.34117/bjdv7n3-555Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28915-28929Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28915-28929Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28915-289292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773/21196Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortilho, Evelise Maria LabatutSantos, Katia Ethiénne Esteves dosTorres, Patricia Lupion2022-03-29T12:15:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26773Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:29.016577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
title Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
spellingShingle Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
Portilho, Evelise Maria Labatut
Estilos de Aprendizagem
Educação a Distância
Prática Didático-pedagógica
Formação Continuada.
title_short Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
title_full Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
title_fullStr Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
title_full_unstemmed Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
title_sort Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
author Portilho, Evelise Maria Labatut
author_facet Portilho, Evelise Maria Labatut
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
author_role author
author2 Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portilho, Evelise Maria Labatut
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem
Educação a Distância
Prática Didático-pedagógica
Formação Continuada.
topic Estilos de Aprendizagem
Educação a Distância
Prática Didático-pedagógica
Formação Continuada.
description Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773
10.34117/bjdv7n3-555
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773/21196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28915-28929
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28915-28929
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28915-28929
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645519748071424