Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773 |
Resumo: | Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos. |
id |
VERACRUZ-0_d40ccc720d1f4597cb5d208c8351aae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26773 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practicesEstilos de AprendizagemEducação a DistânciaPrática Didático-pedagógicaFormação Continuada.Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2677310.34117/bjdv7n3-555Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28915-28929Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28915-28929Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28915-289292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773/21196Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortilho, Evelise Maria LabatutSantos, Katia Ethiénne Esteves dosTorres, Patricia Lupion2022-03-29T12:15:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26773Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:29.016577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
title |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
spellingShingle |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices Portilho, Evelise Maria Labatut Estilos de Aprendizagem Educação a Distância Prática Didático-pedagógica Formação Continuada. |
title_short |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
title_full |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
title_fullStr |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
title_full_unstemmed |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
title_sort |
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas / Teachers' perceptions of learning styles and their practices |
author |
Portilho, Evelise Maria Labatut |
author_facet |
Portilho, Evelise Maria Labatut Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portilho, Evelise Maria Labatut Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de Aprendizagem Educação a Distância Prática Didático-pedagógica Formação Continuada. |
topic |
Estilos de Aprendizagem Educação a Distância Prática Didático-pedagógica Formação Continuada. |
description |
Os docentes estão conscientes da necessidade de atualização e têm se valido dos benefícios de cursos de formação continuada a distância, participando de redes de aprendizagem e comunicação. Este artigo tem como objeto de estudo um universo de 147 participantes de um curso de formação continuada à distância em 2015 sobre os diferentes estilos de aprendizagem, com foco na proposta de Alonso, Gallego e Honey (2002). Objetivou-se identificar as mudanças em relação a forma como os cursistas aprendem e como sua prática pedagógica pode ser influenciada pelo conhecimento adquirido. Neste estudo de caso percebeu-se que conhecer os estilos de aprendizagem pode influenciar os docentes na percepção de como eles e seus estudantes aprendem. A dinâmica da prática foi alterada por perceberem que cada um tem um estilo predominante que o auxilia a aprender, além de verificar a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773 10.34117/bjdv7n3-555 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26773/21196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28915-28929 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28915-28929 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28915-28929 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645519748071424 |