A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação. |
id |
VERACRUZ-0_d6c067dfdeae8d66ae9915fe0d8d6d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5555 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilitiesSíndrome de DownInclusão EscolarNecessidades Especiais.O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/555510.34117/bjdv5n12-266Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31800-31811Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31800-31811Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31800-318112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555/5039Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roseane Maria da CostaSouza, Gustavo de LimaCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5555Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:23.737340Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
title |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
spellingShingle |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities Silva, Roseane Maria da Costa Síndrome de Down Inclusão Escolar Necessidades Especiais. |
title_short |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
title_full |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
title_fullStr |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
title_full_unstemmed |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
title_sort |
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities |
author |
Silva, Roseane Maria da Costa |
author_facet |
Silva, Roseane Maria da Costa Souza, Gustavo de Lima Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gustavo de Lima Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roseane Maria da Costa Souza, Gustavo de Lima Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down Inclusão Escolar Necessidades Especiais. |
topic |
Síndrome de Down Inclusão Escolar Necessidades Especiais. |
description |
O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555 10.34117/bjdv5n12-266 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555/5039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31800-31811 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31800-31811 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31800-31811 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645434311147520 |