A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseane Maria da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Gustavo de Lima, Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555
Resumo: O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação.  
id VERACRUZ-0_d6c067dfdeae8d66ae9915fe0d8d6d2f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5555
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilitiesSíndrome de DownInclusão EscolarNecessidades Especiais.O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/555510.34117/bjdv5n12-266Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31800-31811Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31800-31811Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31800-318112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555/5039Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roseane Maria da CostaSouza, Gustavo de LimaCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5555Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:23.737340Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
title A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
spellingShingle A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
Silva, Roseane Maria da Costa
Síndrome de Down
Inclusão Escolar
Necessidades Especiais.
title_short A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
title_full A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
title_fullStr A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
title_full_unstemmed A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
title_sort A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: estímulos e possibilidades / The inclusion of Down Syndrome children in the regular school system: stimuli and possibilities
author Silva, Roseane Maria da Costa
author_facet Silva, Roseane Maria da Costa
Souza, Gustavo de Lima
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Souza, Gustavo de Lima
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseane Maria da Costa
Souza, Gustavo de Lima
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Inclusão Escolar
Necessidades Especiais.
topic Síndrome de Down
Inclusão Escolar
Necessidades Especiais.
description O objetivo deste artigo foi procurar evidências sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Para a coleta das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de artigos nas bases de dados da internet na busca de fatores que colaboram ou dificultam o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino. Apesar das leis que garantem que todos têm direito à escolarização, ainda existem entraves que dificultam a inclusão de crianças com necessidades escolares especiais. A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. A inclusão dessas crianças na escola depende principalmente, da relação entre escola, pais e professor e não apenas de sua condição genética. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do processo de inclusão, oferecendo subsídios que possibilitem sua efetivação.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555
10.34117/bjdv5n12-266
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5555/5039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31800-31811
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31800-31811
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31800-31811
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434311147520