As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves: Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema. |
id |
VERACRUZ-0_c0c42ea691112ef8754b7a4de3266409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44072 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature ReviewInclusãoSíndrome de Down e Escola Regular.A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves: Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4407210.34117/bjdv8n2-203Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11522-11535Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11522-11535Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11522-115352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Mário Guilherme MartinsLeite, Priscila de LimaMartins, Ida CarneiroGimenez, Roberto2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44072Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.435969Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
title |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
spellingShingle |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review dos Santos, Mário Guilherme Martins Inclusão Síndrome de Down e Escola Regular. |
title_short |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
title_full |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
title_fullStr |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
title_full_unstemmed |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
title_sort |
As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review |
author |
dos Santos, Mário Guilherme Martins |
author_facet |
dos Santos, Mário Guilherme Martins Leite, Priscila de Lima Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Priscila de Lima Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Mário Guilherme Martins Leite, Priscila de Lima Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Síndrome de Down e Escola Regular. |
topic |
Inclusão Síndrome de Down e Escola Regular. |
description |
A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves: Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072 10.34117/bjdv8n2-203 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11522-11535 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11522-11535 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11522-11535 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583233056768 |