As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Mário Guilherme Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leite, Priscila de Lima, Martins, Ida Carneiro, Gimenez, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072
Resumo: A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves:  Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.
id VERACRUZ-0_c0c42ea691112ef8754b7a4de3266409
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44072
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature ReviewInclusãoSíndrome de Down e Escola Regular.A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves:  Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4407210.34117/bjdv8n2-203Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11522-11535Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11522-11535Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11522-115352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Mário Guilherme MartinsLeite, Priscila de LimaMartins, Ida CarneiroGimenez, Roberto2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44072Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.435969Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
title As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
spellingShingle As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
dos Santos, Mário Guilherme Martins
Inclusão
Síndrome de Down e Escola Regular.
title_short As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
title_full As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
title_fullStr As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
title_full_unstemmed As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
title_sort As Condições da Inclusão de alunos com Síndrome de Down na Escola Regular: uma Revisão da Literatura / The Conditions for Inclusion of Students with Down Syndrome in Regular School: a Literature Review
author dos Santos, Mário Guilherme Martins
author_facet dos Santos, Mário Guilherme Martins
Leite, Priscila de Lima
Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
author_role author
author2 Leite, Priscila de Lima
Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Mário Guilherme Martins
Leite, Priscila de Lima
Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Síndrome de Down e Escola Regular.
topic Inclusão
Síndrome de Down e Escola Regular.
description A presente pesquisa investigou, na literatura nacional e internacional, estudos que verificassem as condições da inclusão de estudantes com Síndrome de Down em escolas de ensino regular com o objetivo de levantar informações que sejam relevantes sobre a qualidade do referido processo em diferentes contextos. Foram analisadas publicações entre 2015 a 2021, a busca foi realizada por banco de dados nas plataformas SciELO e ERIC, com as seguintes palavras chaves:  Inclusion, Down Syndrome and Regular School. Foram considerados os títulos e resumos para verificação da compatibilidade com a presente pesquisa. Após o critério de seleção fizeram parte do estudo 6 artigos, 2 brasileiros e 4 internacionais. A partir da leitura dos estudos, concluiu-se que promover uma análise das condições de inclusão da população descrita a partir de uma visão sistêmica, que considere todos os agentes e contextos que interferem no processo é uma perspectiva interessante para descentralizar a responsabilidade do professor no mesmo e compreender tópicos necessários para que a inclusão ocorra de maneira adequada. A baixa quantidade de publicações encontradas induz a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072
10.34117/bjdv8n2-203
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44072/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11522-11535
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11522-11535
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11522-11535
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583233056768