Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Ariel Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Luiz Roberto, Costa, Bruno Nunes, Costa, Breno Nunes, Ferreira, Jocelino Sardinha, Pereira, Maria Clara Rodrigues, Carvalho, Maria Zuleide da Silva de, Vale, Daniele Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
Resumo: Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  
id VERACRUZ-0_d9e28663d5352d6af16a45a2a54a5196
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus BarrerinhasAprendizagemBiologia CelularEnsino SuperiorKahootTecnologias.Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/381810.34117/bjdv5n10-173Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-195372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ariel SoaresCosta, Luiz RobertoCosta, Bruno NunesCosta, Breno NunesFerreira, Jocelino SardinhaPereira, Maria Clara RodriguesCarvalho, Maria Zuleide da Silva deVale, Daniele Ferreira2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:30.407190Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
spellingShingle Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Teles, Ariel Soares
Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
title_short Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_full Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_fullStr Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_full_unstemmed Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_sort Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
author Teles, Ariel Soares
author_facet Teles, Ariel Soares
Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
author_role author
author2 Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Ariel Soares
Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
topic Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
description Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
10.34117/bjdv5n10-173
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-19537
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645426285346816