Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 |
Resumo: | Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. |
id |
VERACRUZ-0_d9e28663d5352d6af16a45a2a54a5196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus BarrerinhasAprendizagemBiologia CelularEnsino SuperiorKahootTecnologias.Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/381810.34117/bjdv5n10-173Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-195372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ariel SoaresCosta, Luiz RobertoCosta, Bruno NunesCosta, Breno NunesFerreira, Jocelino SardinhaPereira, Maria Clara RodriguesCarvalho, Maria Zuleide da Silva deVale, Daniele Ferreira2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:30.407190Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
spellingShingle |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas Teles, Ariel Soares Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
title_short |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_full |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_fullStr |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_full_unstemmed |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_sort |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
author |
Teles, Ariel Soares |
author_facet |
Teles, Ariel Soares Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Ariel Soares Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
topic |
Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
description |
Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 10.34117/bjdv5n10-173 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-19537 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645426285346816 |