Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Ariel Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Luiz Roberto, Costa, Bruno Nunes, Costa, Breno Nunes, Ferreira, Jocelino Sardinha, Pereira, Maria Clara Rodrigues, Carvalho, Maria Zuleide da Silva de, Vale, Daniele Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n10-173
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
Resumo: Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  
id VERACRUZ-0_d9e28663d5352d6af16a45a2a54a5196
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus BarrerinhasAprendizagemBiologia CelularEnsino SuperiorKahootTecnologias.Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/381810.34117/bjdv5n10-173Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-195372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ariel SoaresCosta, Luiz RobertoCosta, Bruno NunesCosta, Breno NunesFerreira, Jocelino SardinhaPereira, Maria Clara RodriguesCarvalho, Maria Zuleide da Silva deVale, Daniele Ferreira2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:30.407190Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
spellingShingle Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Teles, Ariel Soares
Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
Teles, Ariel Soares
Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
title_short Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_full Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_fullStr Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_full_unstemmed Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
title_sort Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
author Teles, Ariel Soares
author_facet Teles, Ariel Soares
Teles, Ariel Soares
Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
author_role author
author2 Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Ariel Soares
Costa, Luiz Roberto
Costa, Bruno Nunes
Costa, Breno Nunes
Ferreira, Jocelino Sardinha
Pereira, Maria Clara Rodrigues
Carvalho, Maria Zuleide da Silva de
Vale, Daniele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
topic Aprendizagem
Biologia Celular
Ensino Superior
Kahoot
Tecnologias.
description Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
10.34117/bjdv5n10-173
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-19537
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797226995712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n10-173