Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n10-173 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 |
Resumo: | Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. |
id |
VERACRUZ-0_d9e28663d5352d6af16a45a2a54a5196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus BarrerinhasAprendizagemBiologia CelularEnsino SuperiorKahootTecnologias.Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/381810.34117/bjdv5n10-173Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-195372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ariel SoaresCosta, Luiz RobertoCosta, Bruno NunesCosta, Breno NunesFerreira, Jocelino SardinhaPereira, Maria Clara RodriguesCarvalho, Maria Zuleide da Silva deVale, Daniele Ferreira2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:30.407190Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
spellingShingle |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas Teles, Ariel Soares Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. Teles, Ariel Soares Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
title_short |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_full |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_fullStr |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_full_unstemmed |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
title_sort |
Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas |
author |
Teles, Ariel Soares |
author_facet |
Teles, Ariel Soares Teles, Ariel Soares Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Ariel Soares Costa, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Ferreira, Jocelino Sardinha Pereira, Maria Clara Rodrigues Carvalho, Maria Zuleide da Silva de Vale, Daniele Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
topic |
Aprendizagem Biologia Celular Ensino Superior Kahoot Tecnologias. |
description |
Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 10.34117/bjdv5n10-173 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3818/3610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19518-19537 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19518-19537 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19518-19537 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183797226995712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-173 |