A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franzão, Juliana Moraes, Guizzetti, Renata Araújo, Santos, Eunice Rosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108
Resumo: O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se  em  quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas.
id VERACRUZ-0_dac9057879892e94d0c28a09e38bd0bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19108
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community KalungaEducaçãoQuilombolasKalunga.O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se  em  quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1910810.34117/bjdv6n10-688Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83441-83451Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83441-83451Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83441-834512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108/15346Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabralV, Rosikelly Macedo GonçalvesFranzão, Juliana MoraesGuizzetti, Renata AraújoSantos, Eunice Rosa dos2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19108Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:51.950220Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
title A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
spellingShingle A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves
Educação
Quilombolas
Kalunga.
title_short A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
title_full A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
title_fullStr A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
title_full_unstemmed A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
title_sort A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
author CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves
author_facet CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves
Franzão, Juliana Moraes
Guizzetti, Renata Araújo
Santos, Eunice Rosa dos
author_role author
author2 Franzão, Juliana Moraes
Guizzetti, Renata Araújo
Santos, Eunice Rosa dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves
Franzão, Juliana Moraes
Guizzetti, Renata Araújo
Santos, Eunice Rosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Quilombolas
Kalunga.
topic Educação
Quilombolas
Kalunga.
description O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se  em  quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108
10.34117/bjdv6n10-688
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108/15346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83441-83451
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83441-83451
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83441-83451
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487898624000