A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108 |
Resumo: | O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se em quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas. |
id |
VERACRUZ-0_dac9057879892e94d0c28a09e38bd0bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19108 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community KalungaEducaçãoQuilombolasKalunga.O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se em quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1910810.34117/bjdv6n10-688Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83441-83451Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83441-83451Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83441-834512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108/15346Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabralV, Rosikelly Macedo GonçalvesFranzão, Juliana MoraesGuizzetti, Renata AraújoSantos, Eunice Rosa dos2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19108Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:51.950220Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
title |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
spellingShingle |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves Educação Quilombolas Kalunga. |
title_short |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
title_full |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
title_fullStr |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
title_full_unstemmed |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
title_sort |
A educação para as relações étnico-raciais: Ensino no contexto com a comunidade quilombola Kalunga / Education for ethnic-racial relationships: Teaching in the context with the quilombola community Kalunga |
author |
CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves |
author_facet |
CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves Franzão, Juliana Moraes Guizzetti, Renata Araújo Santos, Eunice Rosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Franzão, Juliana Moraes Guizzetti, Renata Araújo Santos, Eunice Rosa dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CabralV, Rosikelly Macedo Gonçalves Franzão, Juliana Moraes Guizzetti, Renata Araújo Santos, Eunice Rosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Quilombolas Kalunga. |
topic |
Educação Quilombolas Kalunga. |
description |
O trabalho apresentado é fruto de sequência didática realizada nas turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Happy School, do Município de Itumbiara no estado de Goiás. O relato de experiência buscou responder a seguinte questão: “É possível que alunos do Ensino Fundamental I despertem o interesse em conhecer a história de comunidades quilombolas a partir de aulas contextualizadas com as relações étnico-raciais?”. Essa sequência desenvolveu-se em quatro etapas, sendo que a primeira consistiu na apresentação do livro “O Kalunga tem História Desafios para o Ensino de Química na Educação Quilombola”, com o levantamento de semelhanças e diferenças existentes entre a realidade dos alunos e as comunidades quilombolas, evidenciando o processo histórico, a luta e a cultura. Na segunda etapa, realizou-se a leitura e discussão contextualizando-a com o livro didático da escola que apresenta o tema Remanescente de Quilombo Kalunga inserido na História de Goiás. A terceira etapa consistiu em diálogo e produção de textos e a quarta e última etapa, na elaboração de slides e apresentação dos trabalhos. Os resultados evidenciaram a necessidade de um currículo escolar integrado que estimule o aluno a querer conhecer e valorizar a história e cultura de comunidades quilombolas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108 10.34117/bjdv6n10-688 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19108/15346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83441-83451 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83441-83451 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83441-83451 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645487898624000 |