Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jussara Resende Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Rômulo Caldeira de Souza, Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco, de Araújo, Ilka da Graça Baía, Araújo, Keslley Gislene Martins, Fontes, Micaelle da Silva Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886
Resumo: Para analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo.
id VERACRUZ-0_db808c3b9929545c48dd4f691a793d1c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58886
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativaseducação socialdidáticasistema socioeducativoressocializaçãoPara analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888610.34117/bjdv9n4-063Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13491-13512Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13491-13512Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13491-135122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886/42774Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo Brancode Araújo, Ilka da Graça BaíaAraújo, Keslley Gislene MartinsFontes, Micaelle da Silva Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58886Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.587829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
title Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
spellingShingle Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Santos, Jussara Resende Costa
educação social
didática
sistema socioeducativo
ressocialização
title_short Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
title_full Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
title_fullStr Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
title_full_unstemmed Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
title_sort Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
author Santos, Jussara Resende Costa
author_facet Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
de Araújo, Ilka da Graça Baía
Araújo, Keslley Gislene Martins
Fontes, Micaelle da Silva Oliveira
author_role author
author2 Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
de Araújo, Ilka da Graça Baía
Araújo, Keslley Gislene Martins
Fontes, Micaelle da Silva Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
de Araújo, Ilka da Graça Baía
Araújo, Keslley Gislene Martins
Fontes, Micaelle da Silva Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação social
didática
sistema socioeducativo
ressocialização
topic educação social
didática
sistema socioeducativo
ressocialização
description Para analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886
10.34117/bjdv9n4-063
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886/42774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13491-13512
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13491-13512
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13491-13512
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630995693568