Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886 |
Resumo: | Para analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo. |
id |
VERACRUZ-0_db808c3b9929545c48dd4f691a793d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58886 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativaseducação socialdidáticasistema socioeducativoressocializaçãoPara analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888610.34117/bjdv9n4-063Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13491-13512Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13491-13512Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13491-135122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886/42774Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo Brancode Araújo, Ilka da Graça BaíaAraújo, Keslley Gislene MartinsFontes, Micaelle da Silva Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58886Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.587829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
title |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
spellingShingle |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Santos, Jussara Resende Costa educação social didática sistema socioeducativo ressocialização |
title_short |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
title_full |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
title_fullStr |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
title_full_unstemmed |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
title_sort |
Educação social e a didática: ferramentas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas |
author |
Santos, Jussara Resende Costa |
author_facet |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco de Araújo, Ilka da Graça Baía Araújo, Keslley Gislene Martins Fontes, Micaelle da Silva Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco de Araújo, Ilka da Graça Baía Araújo, Keslley Gislene Martins Fontes, Micaelle da Silva Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco de Araújo, Ilka da Graça Baía Araújo, Keslley Gislene Martins Fontes, Micaelle da Silva Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação social didática sistema socioeducativo ressocialização |
topic |
educação social didática sistema socioeducativo ressocialização |
description |
Para analisar a importância da didática em qualquer contexto se faz necessário levar em consideração alguns fatores: a realidade social, cultural, e educacional do ambiente, no qual a análise é realizada. Dessa forma, o presente artigo tem como finalidade analisar a importância da didática de educadores sociais em sistemas socioeducativos, contextualizar a didática em ambientes formais e não formais e compreender a importância da ressocialização e seus fundamentos legais. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e fundamenta-se teoricamente em autores como: Libâneo, Vasconcelos, Cury, Candau, Pimenta, Caliman, Trilla, Rua, entre outros de igual relevância. A pesquisa foi embasada em artigos e publicações no eixo da Educação Social e a didática no sistema Socioeducativo entre os anos de 2009 – 2020. Ao final da pesquisa foi possível observar a importância que a didática tem como ferramenta para a ressocialização e transformação do indivíduo em situação de reclusão, bem como o papel que o educador social exerce ao utilizá-la de forma coerente, constituindo assim, de extrema importância para este processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886 10.34117/bjdv9n4-063 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58886/42774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13491-13512 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13491-13512 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13491-13512 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630995693568 |