Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Wanderson Santos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guerra, Alexandra de Assis Pessoa, Lima, Erika Deyse de, Sousa , Sivoneide Barbosa de, Pedrosa, Janaina Maria de Sobral, Silva, Ketilly Moane, Pereira , Geisiane da Silva, Filho, Marcos Antônio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
id VERACRUZ-0_ddd5f622c18f29f0ceb2d1abb7991a24
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50916
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysisenfermagemeducação em saúdeciências da educaçãoprograma saúde da escolaO presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5091610.34117/bjdv8n8-063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-556612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916/38242Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Wanderson Santos deGuerra, Alexandra de Assis PessoaLima, Erika Deyse deSousa , Sivoneide Barbosa dePedrosa, Janaina Maria de SobralSilva, Ketilly MoanePereira , Geisiane da SilvaFilho, Marcos Antônio da Silva2022-08-17T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50916Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:15.722010Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
title Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
spellingShingle Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
Farias, Wanderson Santos de
enfermagem
educação em saúde
ciências da educação
programa saúde da escola
title_short Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
title_full Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
title_fullStr Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
title_full_unstemmed Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
title_sort Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
author Farias, Wanderson Santos de
author_facet Farias, Wanderson Santos de
Guerra, Alexandra de Assis Pessoa
Lima, Erika Deyse de
Sousa , Sivoneide Barbosa de
Pedrosa, Janaina Maria de Sobral
Silva, Ketilly Moane
Pereira , Geisiane da Silva
Filho, Marcos Antônio da Silva
author_role author
author2 Guerra, Alexandra de Assis Pessoa
Lima, Erika Deyse de
Sousa , Sivoneide Barbosa de
Pedrosa, Janaina Maria de Sobral
Silva, Ketilly Moane
Pereira , Geisiane da Silva
Filho, Marcos Antônio da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Wanderson Santos de
Guerra, Alexandra de Assis Pessoa
Lima, Erika Deyse de
Sousa , Sivoneide Barbosa de
Pedrosa, Janaina Maria de Sobral
Silva, Ketilly Moane
Pereira , Geisiane da Silva
Filho, Marcos Antônio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação em saúde
ciências da educação
programa saúde da escola
topic enfermagem
educação em saúde
ciências da educação
programa saúde da escola
description O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916
10.34117/bjdv8n8-063
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916/38242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645607487668224