Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). |
id |
VERACRUZ-0_ddd5f622c18f29f0ceb2d1abb7991a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50916 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysisenfermagemeducação em saúdeciências da educaçãoprograma saúde da escolaO presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5091610.34117/bjdv8n8-063Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-556612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916/38242Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Wanderson Santos deGuerra, Alexandra de Assis PessoaLima, Erika Deyse deSousa , Sivoneide Barbosa dePedrosa, Janaina Maria de SobralSilva, Ketilly MoanePereira , Geisiane da SilvaFilho, Marcos Antônio da Silva2022-08-17T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50916Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:15.722010Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
title |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
spellingShingle |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis Farias, Wanderson Santos de enfermagem educação em saúde ciências da educação programa saúde da escola |
title_short |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
title_full |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
title_fullStr |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
title_full_unstemmed |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
title_sort |
Enfermagem e docência: as tensões na escola acerca da inserção do enfermeiro como integrante do staff docente uma análise quantitativa: Nursing and teaching: the tensions at school about the insertion of nurses as a member of the teaching staff a quantitative analysis |
author |
Farias, Wanderson Santos de |
author_facet |
Farias, Wanderson Santos de Guerra, Alexandra de Assis Pessoa Lima, Erika Deyse de Sousa , Sivoneide Barbosa de Pedrosa, Janaina Maria de Sobral Silva, Ketilly Moane Pereira , Geisiane da Silva Filho, Marcos Antônio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Alexandra de Assis Pessoa Lima, Erika Deyse de Sousa , Sivoneide Barbosa de Pedrosa, Janaina Maria de Sobral Silva, Ketilly Moane Pereira , Geisiane da Silva Filho, Marcos Antônio da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Wanderson Santos de Guerra, Alexandra de Assis Pessoa Lima, Erika Deyse de Sousa , Sivoneide Barbosa de Pedrosa, Janaina Maria de Sobral Silva, Ketilly Moane Pereira , Geisiane da Silva Filho, Marcos Antônio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem educação em saúde ciências da educação programa saúde da escola |
topic |
enfermagem educação em saúde ciências da educação programa saúde da escola |
description |
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar .As ações da educação em saúde abrangem três elementos de responsáveis preferenciais: os especialistas de saúde o qual reconhecem a precaução bem como a promoção tal como as atividades curativas; os administradores que reconhece esses profissionais; como também população que precisa edificar seus saberes e ascender sua independência nos cuidados, de forma individual e coletiva. Educação em saúde enquanto seguimento político educativo necessita de um incremento de um raciocino crítico e cauteloso, deixando expor a situação real e oferecer ações inovadoras que conduza a pessoa à sua independência e liberdade como um ser reconhecido e social, com capacidade de inovar e participar nas resoluções de saúde para tomar conta de si próprio, de seus familiares bem como de sua comunidade. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. O enfermeiro como qualquer outro profissional graduado possui possibilidades de realizar cursos de pós-graduação, tais como residência de enfermagem e especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916 10.34117/bjdv8n8-063 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50916/38242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55646-55661 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645607487668224 |