A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Odete Varelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Cilene da, Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa, Cidrão, Sarah Cristina, Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da, Santos, Sâneva Queiroz dos, Martins, Aldair da Silva, Belém, Luciana Rodrigues de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415
Resumo:  O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências.
id VERACRUZ-0_deced98b4ce0b4bc4eee89835e8d1027
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14415
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood EducationPsicomotricidadeFerramenta inclusivaAutismoEducação infantil. O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1441510.34117/bjdv6n8-032Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54631-54640Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54631-54640Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54631-546402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415/pdfCopyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Odete VareloSilva, Maria Cilene daLôbo, Ana Maria Rodrigues de SousaCidrão, Sarah CristinaSilva, Bárbara Caroline Rodrigues daSantos, Sâneva Queiroz dosMartins, Aldair da SilvaBelém, Luciana Rodrigues de Sousa2021-10-21T13:29:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:37.501331Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
title A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
spellingShingle A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
Bezerra, Odete Varelo
Psicomotricidade
Ferramenta inclusiva
Autismo
Educação infantil.
title_short A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
title_full A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
title_fullStr A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
title_full_unstemmed A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
title_sort A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
author Bezerra, Odete Varelo
author_facet Bezerra, Odete Varelo
Silva, Maria Cilene da
Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa
Cidrão, Sarah Cristina
Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da
Santos, Sâneva Queiroz dos
Martins, Aldair da Silva
Belém, Luciana Rodrigues de Sousa
author_role author
author2 Silva, Maria Cilene da
Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa
Cidrão, Sarah Cristina
Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da
Santos, Sâneva Queiroz dos
Martins, Aldair da Silva
Belém, Luciana Rodrigues de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Odete Varelo
Silva, Maria Cilene da
Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa
Cidrão, Sarah Cristina
Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da
Santos, Sâneva Queiroz dos
Martins, Aldair da Silva
Belém, Luciana Rodrigues de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Ferramenta inclusiva
Autismo
Educação infantil.
topic Psicomotricidade
Ferramenta inclusiva
Autismo
Educação infantil.
description  O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415
10.34117/bjdv6n8-032
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54631-54640
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54631-54640
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54631-54640
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645469490872320