A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415 |
Resumo: | O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências. |
id |
VERACRUZ-0_deced98b4ce0b4bc4eee89835e8d1027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14415 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood EducationPsicomotricidadeFerramenta inclusivaAutismoEducação infantil. O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1441510.34117/bjdv6n8-032Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54631-54640Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54631-54640Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54631-546402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415/pdfCopyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Odete VareloSilva, Maria Cilene daLôbo, Ana Maria Rodrigues de SousaCidrão, Sarah CristinaSilva, Bárbara Caroline Rodrigues daSantos, Sâneva Queiroz dosMartins, Aldair da SilvaBelém, Luciana Rodrigues de Sousa2021-10-21T13:29:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:37.501331Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
title |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
spellingShingle |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education Bezerra, Odete Varelo Psicomotricidade Ferramenta inclusiva Autismo Educação infantil. |
title_short |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
title_full |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
title_fullStr |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
title_sort |
A Psicomotricidade Como Ferramenta Inclusiva da Criança Autista na Educação Infantil/ Psychomotricity as an Inclusive Tool for Autistic Children in Early Childhood Education |
author |
Bezerra, Odete Varelo |
author_facet |
Bezerra, Odete Varelo Silva, Maria Cilene da Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa Cidrão, Sarah Cristina Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da Santos, Sâneva Queiroz dos Martins, Aldair da Silva Belém, Luciana Rodrigues de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Cilene da Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa Cidrão, Sarah Cristina Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da Santos, Sâneva Queiroz dos Martins, Aldair da Silva Belém, Luciana Rodrigues de Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Odete Varelo Silva, Maria Cilene da Lôbo, Ana Maria Rodrigues de Sousa Cidrão, Sarah Cristina Silva, Bárbara Caroline Rodrigues da Santos, Sâneva Queiroz dos Martins, Aldair da Silva Belém, Luciana Rodrigues de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Ferramenta inclusiva Autismo Educação infantil. |
topic |
Psicomotricidade Ferramenta inclusiva Autismo Educação infantil. |
description |
O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão através da psicomotricidade com crianças com deficiência da educação infantil, no Município de Caucaia. A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino, da Educação Infantil, composta por crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Inicialmente, abordaremos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como forma de inclusão, pesquisar o conceito e cenário da psicomotricidade no Brasil e identificar os desafios e as possibilidades da inclusão no Brasil. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo etnometododológica, uma vez que descrevemos a partir de uma experiência vivida e refletida. Utilizou-se da fotografia e do registro em diário como procedimentos metodológicos para a construção dos dados. O referencial teórico consultado consiste nas obras de Barro e Barros (2005), Wallon (1995), Fonseca (1988), dentre outros. Dentre os resultados desta pesquisa destacamos a participação ativa do sujeito de forma gradual nas atividades de psicomotricidade, demonstrando aceitação e conhecendo o seu próprio corpo aprendendo a dominar as suas limitações no espaço dessas experiências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415 10.34117/bjdv6n8-032 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14415/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54631-54640 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54631-54640 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54631-54640 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645469490872320 |