O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Giselli Mara, Passos, Rosana, Souza, Letícia Capelão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671
Resumo: RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training.
id UFMG-9_5d45012bacf3b6786843343824e16932
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16671
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtualLibrasensino de língua mediado por computadoreducação a distânciaMoodleformação de professores.RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training.Universidade Federal de Minas Gerais2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1667110.17851/1983-3652.7.2.2-29Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-291983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671/13428Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardino, Elidéa Lúcia AlmeidaSilva, Giselli MaraPassos, RosanaSouza, Letícia Capelão de2020-07-18T18:24:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16671Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:24:52Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
title O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
spellingShingle O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
Libras
ensino de língua mediado por computador
educação a distância
Moodle
formação de professores.
title_short O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
title_full O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
title_fullStr O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
title_full_unstemmed O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
title_sort O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
author Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
author_facet Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
Silva, Giselli Mara
Passos, Rosana
Souza, Letícia Capelão de
author_role author
author2 Silva, Giselli Mara
Passos, Rosana
Souza, Letícia Capelão de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
Silva, Giselli Mara
Passos, Rosana
Souza, Letícia Capelão de
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
ensino de língua mediado por computador
educação a distância
Moodle
formação de professores.
topic Libras
ensino de língua mediado por computador
educação a distância
Moodle
formação de professores.
description RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671
10.17851/1983-3652.7.2.2-29
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.7.2.2-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671/13428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29
Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29
Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29
Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141705809920