O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671 |
Resumo: | RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training. |
id |
UFMG-9_5d45012bacf3b6786843343824e16932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16671 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtualLibrasensino de língua mediado por computadoreducação a distânciaMoodleformação de professores.RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training.Universidade Federal de Minas Gerais2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1667110.17851/1983-3652.7.2.2-29Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-291983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671/13428Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardino, Elidéa Lúcia AlmeidaSilva, Giselli MaraPassos, RosanaSouza, Letícia Capelão de2020-07-18T18:24:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16671Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:24:52Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
title |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
spellingShingle |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida Libras ensino de língua mediado por computador educação a distância Moodle formação de professores. |
title_short |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
title_full |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
title_fullStr |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
title_full_unstemmed |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
title_sort |
O ensino de Libras na UFMG: uma experiência mais que virtual |
author |
Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida |
author_facet |
Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida Silva, Giselli Mara Passos, Rosana Souza, Letícia Capelão de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Giselli Mara Passos, Rosana Souza, Letícia Capelão de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida Silva, Giselli Mara Passos, Rosana Souza, Letícia Capelão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras ensino de língua mediado por computador educação a distância Moodle formação de professores. |
topic |
Libras ensino de língua mediado por computador educação a distância Moodle formação de professores. |
description |
RESUMO: A disciplina Fundamentos de Libras foi criada em cumprimento ao Decreto 5.626/2005, que institui a Libras como disciplina obrigatória nas licenciaturas, na Fonoaudiologia e na Pedagogia. Relatamos neste artigo o planejamento e desenvolvimento dessa disciplina: o seu histórico de implantação e a descrição da interface e da proposta pedagógica desenvolvidas ao longo das experiências com as diferentes turmas. Ao final, apresentamos o perfil dos alunos e uma breve avaliação da disciplina, feita por eles, além de reflexões sobre a trajetória percorrida e as necessidades de mudanças.PALAVRAS-CHAVE: Libras; ensino de língua mediado por computador; educação a distância; Moodle; formação de professores. ABSTRACT: The course on “Fundamentos de Libras” was created in compliance with the 5.626/2005 Decree, which establishes Libras as a mandatory subject in teacher training courses, and Pedagogy and Speech Therapy degrees. Thus, in this article we aim to describe our involvement on planning and developing this course; including its deployment history. We also describe the interface and the pedagogical proposal developed throughout our experience with different classes. Finally, we present student profiles and their course evaluation, in addition toa reflection on what has been achieved so far and possible changes for the future.KEYWORDS: Libras (Brazilian Sign Language); computer-mediated language instruction; distance education; Moodle; teacher training. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671 10.17851/1983-3652.7.2.2-29 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.7.2.2-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16671/13428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29 Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29 Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29 Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 2-29 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141705809920 |